A literatura em língua inglesa nas séries iniciais e a formação de leitores

Autores

Palavras-chave:

Literatura em Língua Inglesa, Séries Iniciais, Formação de Leitores

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal abordar a importância do uso da literatura em língua inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental como uma ferramenta para a formação de leitores e para o desenvolvimento integral das crianças. Tendo como fundamentação teórica autores como Colomer (2007), Coelho (2000), Zilberman (1988), Oening (2024) e outros estudiosos da área de estudos literários, o artigo analisa os benefícios cognitivos, linguísticos, afetivos e culturais da leitura de obras literárias em língua inglesa desde a infância. Destaca-se, também, como a literatura promove a ampliação do vocabulário, da imaginação, da empatia e a valorização da diversidade cultural. Por fim, são apresentadas sugestões de obras literárias adequadas para o uso pedagógico com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, reforçando a ideia de que a leitura literária em uma segunda língua é uma experiência valiosa, rica, significativa e transformadora no contexto educacional.

Biografia do Autor

Viviane Bertolino Pedroso, Prefeitura Municipal de Criciúma

Graduada em Letras - Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Professora da rede pública municipal de Criciúma, atuando especificamente com as séries iniciais.

Gladir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Doutor em Literatura - Inglês pela UFSC. Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Bertolino Pedroso, V., & Cabral, G. da S. (2025). A literatura em língua inglesa nas séries iniciais e a formação de leitores. ANTARES: Letras E Humanidades, 17(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13967