A constituição axiológica de anúncios de propaganda governamental de combate à violência contra a mulher no cronotopo pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Axiologias, Propaganda governamental, Violência doméstica contra a mulher.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a constituição axiológica e ideológica de dois anúncios de propaganda governamental de combate à violência doméstica contra a mulher, produzidos, respectivamente, nos anos de 2020 e 2021, no cronotopo da pandemia da Covid-19. Trata-se de pesquisa interdisciplinar, qualitativa e interpretativa, que se ancora na orientação teórico-metodológica da perspectiva dialógica e sociológica de linguagem do Círculo de Bakhtin, coadunada a contribuições de estudos feministas, de gênero, do campo da publicidade e outros. Os resultados demonstram que os anúncios: a) são restritivos em sua composição axiológica e ideológica, o que compromete seu amplo alcance social; b) configuram e reforçam imagens estereotipadas de mulheres agredidas, considerando-se a intersecção gênero, raça, classe, dentre outros aspectos.

Biografia do Autor

Larissa Aline José Brusiani, Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO)

Mestre pelo Programa Interdiciplinar Sociedade e Desenvolvimento, publicitária e fotógrafa.

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina-UEL/PR e Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. Professora de Língua Portuguesa e Prática de Ensino de Língua Portuguesa do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Paraná – câmpus de Campo Mourão e pesquisadora permanente do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento. Suas pesquisas envolvem a análise linguística e suas relações com a leitura e com a escrita e a Análise Dialógica do Discurso (ADD). Líder do grupo de pesquisa “PRADIS – Práticas discursivas na escola” (UNESPAR/CNPq) e vice-líder do grupo de pesquisa “Interação e escrita” (UEM/CNPq).

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do centro-oeste do Paraná (UNICENTRO)

Docente do Departamento de Letras (UNICENTRO-Campus de Irati), do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UNICENTRO.

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Publicado

2023-05-13

Como Citar

Brusiani, L. A. J., Mendes Polato, A. D., & Angelo, C. M. P. (2023). A constituição axiológica de anúncios de propaganda governamental de combate à violência contra a mulher no cronotopo pandêmico. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11160

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