Fatores de inovação das empresas capixabas

Authors

  • Daniela Almeida de Oliveira Botelho FUCAPE BUSINESS SCHOOL
  • Sarah Venturim Lasso FUCAPE BUSINESS SCHOOL
  • Emerson Wagner Mainardes FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Keywords:

Inovação, fatores de inovação, empresas capixabas

Abstract

O objetivo do presente artigo foi identificar os principais fatores que levam as empresas capixabas a inovarem. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a capacidade de inovação, as motivações para inovar e as dificuldades que podem impedir a inovação. A partir da proposição de um modelo que reuniu fatores para inovação, capacidades e motivos para inovar, e barreiras à inovação, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com 119 empresas capixabas, tendo sido coletados os dados a partir de um questionário junto a proprietários e gestores das empresas.  Após a análise dos dados, concluiu-se que a falta de financiamento é um obstáculo relevante para a inovação, que o principal objetivo das empresas inovadoras é aumentar a qualidade nos serviços/produtos, e que fatores, como um bom clima organizacional e um bom relacionamento com fornecedores e clientes, influenciam a inovação das empresas. Foi possível notar que as empresas inovadoras demonstram alguns problemas na gestão para a inovação e percebem pouco a importância de manter um bom relacionamento com outras empresas e com centros de pesquisa. O estudo realizado pode favorecer o desenvolvimento da inovação nas empresas capixabas, visto que indica objetivos, obstáculos, capacidades e fatores de inovação, podendo ser um orientador das práticas de inovação nas empresas em geral.

DOI: 10.18226/23190639.v2n2.02

Author Biographies

Daniela Almeida de Oliveira Botelho, FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Graduanda em Ciencias Contábeis pela Fucape Business School. 
Bolsista PIBIC em 2013/2014

Sarah Venturim Lasso, FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Mestre em administração pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Emerson Wagner Mainardes, FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Doutor em administração, e professor pesquisador da Fucape.

Published

2015-02-10

How to Cite

Botelho, D. A. de O., Lasso, S. V., & Mainardes, E. W. (2015). Fatores de inovação das empresas capixabas. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 2(2), 26–53. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3218

Issue

Section

RBGI Articles

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.