Desenvolvimento de jogos didáticos para o aprimoramento do raciocínio lógico e matemático voltado a construção de projetos arquitetônicos

Authors

  • G. F. F. Belinasso Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.
  • L Guesser Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.
  • E. N. Casanova Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.
  • J. Nones Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v9iss2p41

Keywords:

Raciocínio lógico, Jogos didáticos, Arquitetura e urbanismo, Matemática

Abstract

O ensino de matemática atrelada a lógica e ao raciocínio é um grande desafio para alunos de arquitetura e urbanismo pois, embora relevantes e obrigatórios para uma adequada formação profissional, a maioria dos estudantes apresentam extrema dificuldade e/ou desinteresse em seus conteúdos. Visando desenvolver uma melhor estratégia de aprendizagem, esta proposta teve como objetivo criar uma nova estratégia de ensino por meio da elaboração e emprego de um jogo didático capaz de instigar o raciocínio lógico e matemático voltado à execução de projetos arquitetônicos. Para tal, foi inicialmente aplicado um questionário para os alunos da disciplina de lógica e raciocínio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) dos campi de Florianópolis e Balneário Camboriú. Em seguida, um jogo didático utilizando conceitos de sala de aula invertida e conteúdos matemáticos de nível médio e superior atrelados às aplicações práticas da futura vida profissional dos estudantes foi elaborado e aplicado. Os resultados obtidos demonstraram que 70% dos alunos relataram possuir dificuldade em matemática, sendo que 80% consideraram que os jogos didáticos podem ser uma alternativa viável para melhorar o aprendizado. Os resultados também demonstraram que o uso da metodologia de sala de aula invertida, associada aos jogos didáticos e a desafios matemáticos da futura vida profissional dos estudantes, podem se tornar ferramentas fundamentais para captar a atenção dos alunos, fato que pode contribuir para a aprendizagem e disseminação de conteúdos matemáticos e de raciocínio lógico considerados de maior complexidade.

Development of Educational Games to Improve Logical and Mathematical Reasoning turned Building Architectural Projects

The teaching of mathematics linked to logic and reasoning is a great challenge for students of architecture and urbanism because, although relevant and required for an professional training appropriate, many students to show hardship or unmotivated in their subjects. In order to develop a better learning strategy, this job offer to show a project development a new teaching methodology and use of a didactic game able to do logical inquiry and mathematical reasoning to turned at the application of architectural projects. For this to happen. A quiz was started applied in students class about logic and reasoning in the architecture and urbanism course in the Vale do Itajaí (UNIVALI) University in Florianópolis and Balneário Camboriú. Then, a didactic game using inverted classroom concepts and mathematical subjects with easy and hard level linked to practical applications of students' to your professional future life was created and applied. The results obtained showed that 70% students reported doing mathematics difficulty, and 80% considered that didactic games may be a viable alternative to better e-learning. Search results also prove us that the use of the inverted methodology in the classroom associated with process of learning to mathematics students when linked in the challenges of the students' in your professional future life, are work tools main to attention capture for students. A important factor that will can contribute to the better learning and dissemination of mathematical and logical reasoning considered to be of greater complexity

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Author Biographies

G. F. F. Belinasso, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.

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L Guesser, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.

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E. N. Casanova, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.

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J. Nones, Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade. Universidade do Vale do Itajaí. Florianópolis, SC.

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Published

09/06/2021

How to Cite

Belinasso, G. F. F., L Guesser, E. N. Casanova, and J. Nones. 2021. “Desenvolvimento De Jogos didáticos Para O Aprimoramento Do raciocínio lógico E matemático Voltado a construção De Projetos arquitetônicos”. Scientia Cum Industria 9 (2):41-46. https://doi.org/10.18226/23185279.v9iss2p41.

Issue

Section

Science, Education and Engineering