Seleção de Fornecedores: Um modelo de decisão baseado em AHP

Authors

  • Paulo W. Rodrigues Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias – Universidade de Caxias do Sul, Brasil.
  • Leandro Luis Corso Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias – Universidade de Caxias do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9962-9578

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss1p25

Keywords:

Análise de Decisão, Processo Analítico Hierárquico, Seleção de fornecedores

Abstract

Com a consolidação de uma nova era na cultura organizacional, fortemente apoiada em soluções digitais para informatização e automação de processos, um eficiente processo de seleção de fornecedores se apresenta como uma das atividades de maior criticidade para a equipe de gestão de tecnologia de uma organização. Este processo decisório tem a responsabilidade de definir, interferir e consolidar diversos fatores produtivos como qualidade dos produtos e serviços gerados, bem como seu desempenho real. De maneira geral, a abordagem dos processos de seleção de fornecedores é definida como um problema de decisão no qual requisitos da organização são convertidos em critérios avaliando com igualdade de condições as opções de diferentes fornecedores, utilizando para isto diferentes modelos teóricos definidos a partir de métodos de decisão multicritério. Este artigo apresenta a construção de um modelo matemático para tomada de decisão baseado no conceito de múltiplos objetivos por meio do AHP (Analytic Hierarchy Process). Objetivou-se aplicar o modelo em uma situação real para a escolha de um fornecedor de um sistema de gestão de chão de fábrica em uma indústria do setor de carrocerias. O estudo de caso foi desenvolvido a partir de uma requisição de proposta de fornecimento enviada a três fornecedores que apresentaram condições mínimas de fornecimento, e responderam aos oito critérios específicos desenvolvidos para o julgamento. Com este trabalho, foi possível desenvolver um modelo de decisão para a montagem de um cenário de critérios onde foi facilitado o julgamento de propostas dos fornecedores selecionados, culminando na decisão mais vantajosa para a organização, atingindo o melhor equilíbrio entre os critérios definidos e a necessidade da solução.

Suppliers Selection: An AHP-based decision model

In new era of consolidation in organizational culture, strongly supported by digital solutions for computerization and process automation, an efficient supplier selection process is one of the most critical activities for an organization's technology management team. This decisionmaking process has the responsibility of defining, interfering and consolidating several productive factors such as the quality of the products and services generated, as well as their actual performance. In general, the approach to supplier selection processes is defined as a decision problem in which the requirements of the organization are converted into criteria, evaluating with equal conditions the options of different suppliers, using different theoretical models defined by methods decision-making. In this article, a decision model based on the concept of multiple and conflicting objectives is presented in the AHP category (Hierarchical Analysis Process), which is interesting for setting up a criteria scenario where it is easier to judge the proposals of a range of suppliers, culminating in the most advantageous decision for the organization, seeking the best balance between the defined criteria and the need for the solution.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Paulo W. Rodrigues, Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias – Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

not applied

Leandro Luis Corso, Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias – Universidade de Caxias do Sul, Brasil.

not applied

Published

11/21/2019

How to Cite

W. Rodrigues, Paulo, and Leandro Luis Corso. 2019. “Seleção De Fornecedores: Um Modelo De decisão Baseado Em AHP”. Scientia Cum Industria 8 (1):25-32. https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss1p25.

Issue

Section

Industrial Practices in Engineering