Avaliação da Qualidade em Educação na África Austral: análise dos principais modelos
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p44Keywords:
Avaliação em educação, modelos de avaliação da educação, qualidade em educaçãoAbstract
A avaliação da educação constitui um fator importante para a melhoria da qualidade de educação nas nossas escolas e para uma avaliação eficaz é necessário que os avaliadores tenham domínio de procedimentos do modelo de avaliação conveniente para essa melhoria. O presente artigo é uma revisão de literatura, o seu objetivo básico foi de analisar os principais modelos de avaliação da qualidade em educação. Assim, neste artigo são comparados, sob vários aspetos, os modelos de avaliação normativo, criterial e integrado, dentre os aspetos de comparação evidenciam-se o objeto de avaliação, o conteúdo de avaliação, os avaliadores, a utilidade de avaliação, o significado de qualidade da educação e a metodologia de avaliação em cada modelo. Os referenciais bibliográficos consultados, especialmente as produções literárias de Azevedo (2005) e Rodrigues e Ferrão (2008), permitiram determinar esses modelos e compreender as suas diferenças fundamentais. Com este estudo compreendemos ainda que o modelo de avaliação da qualidade de educação predominante em Moçambique e outros países da África Austral é o modelo normativo, este é um modelo reducionista, que se preocupa apenas pelo alcance da excelência nos resultados e desempenho da escola e prestação de contas, diferentemente do modelo integrado voltado para a melhoria da qualidade de educação e da vida dos cidadãos na comunidade.
Evaluation of the Quality in Education in Southern Africa: analysis of the main models
The evaluation of the education constitutes an important factor for the improvement of the education quality in our schools and for an effective evaluation it is necessary that the appraisers have domain of procedures of the model of convenient evaluation for that improvement. The present article is a literature revision, his basic objective was of analyze the main models of evaluation of the quality in education. So, in this article are compared, under several aspects, the normative evaluation models, the own evaluation models and the integrated evaluation models, among the comparison aspects, are evidenced the evaluation object, the evaluation content, the appraisers, the evaluation usefulness, the meaning of quality of the education and the evaluation methodology in each model. The consulted bibliographical reference, especially the literary productions of the Azevedo (2005) and Rodrigues and Ferrão (2008), permitted to determine those models and to understand their essential differences. With this study we also understood that the model of evaluation of the quality of education that prevail in Mozambique and other countries of Southern Africa is the normative model, this is a reductionist model, that only is interested in the reach of the excellence in the results and performance of the school and in the accounts installment, differently of the integrated model that improve the education quality and the life of the citizens in the community.