Uma proposta interdisciplinar acerca da formação da imagem no olho humano
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231216Keywords:
Itinerário formativo, interdisciplinaridade, ensino médioAbstract
O presente artigo apresenta uma proposta de ação interdisciplinar voltada para a compreensão dos processos físicos e biológicos que ocorrem na formação da imagem no olho humano. A proposta está direcionada ao segundo ano do Ensino Médio que pode ser implementada nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. A ação interdisciplinar visa integrar objetos de conhecimento das disciplinas de Física, Matemática, Biologia e Desenho Geométrico envolvidos no processo de formação da imagem no olho humano. Para o desenvolvimento da proposta estão previstas aulas expositivas e dialogadas, uso da estratégia de aprendizagem ativa In-Class exercise, atividades práticas nos laboratório de ensino e a realização de testes rápidos para que os alunos possam desenvolver a capacidade estabelecer um melhor entendimento da estrutura do olho humano e, consequentemente, o desvio da luz por refração que ocorre na formação da imagem. Os alunos também realizam a autoavaliação e a avaliação da proposta e da equipe executora. Os resultados das avaliações podem servir para melhorar as ações da proposta interdisciplinar.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fernando Hanig Ferreira, Fernando Rauen , Alexandre Mesquita , Francisco Catelli (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.