Uma proposta interdisciplinar acerca da formação da imagem no olho humano

Authors

  • Fernando Hanig Ferreira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil
  • Fernando Rauen Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade de Caxias do Sul-Rs, Brasil
  • Alexandre Mesquita Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade de Caxias do Sul-Rs, Brasil
  • Francisco Catelli Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231216

Keywords:

Itinerário formativo, interdisciplinaridade, ensino médio

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de ação interdisciplinar voltada para a compreensão dos processos físicos e biológicos que ocorrem na formação da imagem no olho humano. A proposta está direcionada ao segundo ano do Ensino Médio que pode ser implementada nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. A ação interdisciplinar visa integrar objetos de conhecimento das disciplinas de Física, Matemática, Biologia e Desenho Geométrico envolvidos no processo de formação da imagem no olho humano. Para o desenvolvimento da proposta estão previstas aulas expositivas e dialogadas, uso da estratégia de aprendizagem ativa In-Class exercise, atividades práticas nos laboratório de ensino e a realização de testes rápidos para que os alunos possam desenvolver a capacidade estabelecer um melhor entendimento da estrutura do olho humano e, consequentemente, o desvio da luz por refração que ocorre na formação da imagem. Os alunos também realizam a autoavaliação e a avaliação da proposta e da equipe executora. Os resultados das avaliações podem servir para melhorar as ações da proposta interdisciplinar.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fernando Hanig Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Formado em Matemática e Fisica, atua em escolas particulares mais de 10 anos.

Fernando Rauen , Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade de Caxias do Sul-Rs, Brasil

Formado em Matemática e leciona a mais de 10 anos em escolas particulares.

Alexandre Mesquita , Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade de Caxias do Sul-Rs, Brasil

Doutor em Física pela UFRGS (2010) | Mestre em Física pela UFRGS (1998) | Graduado em Física pela UFRGS (1995)

Francisco Catelli, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universiade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

a

Published

03/29/2024

How to Cite

Ferreira, Fernando Hanig, Fernando Rauen, Alexandre Mesquita, and Francisco Catelli. 2024. “Uma Proposta Interdisciplinar Acerca Da formação Da Imagem No Olho Humano”. Scientia Cum Industria 12 (1):e231216. https://doi.org/10.18226/23185279.e231216.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics