Ensinar pela pesquisa: Porque não?

Authors

  • Elisete Salvador Otobelli Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael no município de Flores da Cunha, RS e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul.
  • Graziele Dallacua Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves e Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael no município de Flores da Cunha, RS e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul.
  • Neiva Zanatta Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael no município de Flores da Cunha.

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p26

Keywords:

Pesquisa, método científico, formação acadêmica, motivação, aprendizagem

Abstract

Este trabalho descreve uma investigação realizada com professores de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul que visou identificar se o método científico está ou não sendo utilizado como estratégia didática, qual a concepção dos professores sobre o valor do método científico e a importância do seu papel na construção do conhecimento. A desatenção e/ou a desmotivação de alguns alunos durante as aulas podem levar o professor a refletir sobre as alternativas para motivá-los e comprometê-los com seu aprendizado. Uma possibilidade é trabalhar a pesquisa científica como meio para que o aluno participe ativamente da sequência didática compartilhando dúvidas e descobertas. As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para que o processo ensino-aprendizagem seja ressignificado com a utilização da pesquisa como princípio pedagógico e o conhecimento científico faça parte do cotidiano escolar. A partir de trabalhos teóricos, ressalta-se a necessidade de o professor refletir sobre sua prática e avançar além da cópia e reprodução, adotando um ensino que privilegie a pesquisa, pressuposto para a emancipação intelectual do indivíduo. Assim, realizou-se uma avaliação diagnóstica com professores, onde os resultados apontam que a maioria dos professores não estudou o método científico na sua graduação, logo não o aplicam em sala de aula, apesar de considerá-lo importante para a aprendizagem. Diante destes resultados, os cursos de formação acadêmica, principalmente em licenciatura, precisam preparar satisfatoriamente o profissional para trabalhar com o método científico em sala de aula. Dessa forma o processo de ensino-aprendizagem não se limitará à cópia e reprodução, mas estará sustentado na formulação de perguntas e na procura por respostas.

Teach through search: Why not?

This paper describes an investigation performed with teachers of a public school in the state of Rio Grande do Sul. The study aimed to identify if the scientific method is or is not being used as a teaching strategy, what is the concept of teachers on the value of the scientific method and the importance of its role in the construction of knowledge. Inattention and/or demotivation of some students during class may lead the teacher to reflect on alternatives to motivate them and engage them with their learning. One possibility is to work with scientific research as a means for the student to participate actively in the teaching sequence, sharing doubts and discoveries. The National Curriculum Guidelines guide for the teaching-learning process to be reinterpreted with the use of research as a pedagogical principle and scientific knowledge as a part of the school routine. From theoretical work, the need for the teacher to reflect on their practice and move beyond copying and reproduction is emphasized, adopting a teaching that favors research, assuming for intellectual emancipation of individuals. Thus, there was a diagnostic evaluation with teachers, where the results show that most teachers did not study the scientific method in their graduation, therefore do not apply it in classroom, although they consider it important for learning. Given these results, the academic training courses, mainly in teaching degrees, must satisfactorily prepare professionals to work with the scientific method in classroom. Hence, the process of teaching and learning will not be limited to copy and reproduction, but will be supported in the formulation of questions and search for answers.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Elisete Salvador Otobelli, Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael no município de Flores da Cunha, RS e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul.

not applied

Graziele Dallacua, Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves e Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael no município de Flores da Cunha, RS e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul.

not applied

Neiva Zanatta, Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael no município de Flores da Cunha.

not applied

Published

07/24/2017

How to Cite

Salvador Otobelli, Elisete, Graziele Dallacua, and Neiva Zanatta. 2017. “Ensinar Pela Pesquisa: Porque não?”. Scientia Cum Industria 5 (1):26-30. https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p26.

Issue

Section

Science, Education and Engineering