História da matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de frações
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231209Keywords:
Historia da matemática, ensino fundamental, fraçõesAbstract
O presente artigo apresenta a história da matemática como possível estratégia de ensino e aprendizagem, a qual é muitas vezes ignorada, talvez por esquecimento ou por dificuldade de utilização. Contudo, tal prática pode favorecer memórias de longa duração com relação aos conteúdos ministrados em aula, proporcionando uma aprendizagem duradoura, além de desenvolver o senso crítico e investigativo do aluno, o qual acaba sanando algumas dificuldades em conceitos de matemática, através do conhecimento da respectiva história. Assim sendo, planejou-se uma situação de aprendizagem, com a intenção de evidenciar a contribuição da história da matemática para um ensino mais dinâmico, trazendo histórias e curiosidades para alunos do ensino fundamental. É apresentada, de forma breve, sua importância no ensino da matemática, estimulando os alunos a buscarem novas informações e curiosidades sobre diversos conteúdos. Como principais resultados espera-se que essa estratégia de ensino e aprendizagem, contando com a participação ativa dos alunos, contribua para a aprendizagem de frações, evidenciando a contribuição da história da matemática.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Elisa Ariotti, Laurete Zanol Sauer (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.