Reflexões acerca da aprendizagem em matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231211Keywords:
Aprendizagem, ensino, desmotivação, recursos tecnológicosAbstract
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Ensino de Matemática que consistiu em investigar por que há um aumento significativo de alunos que estão desmotivados para estudar Matemática no Ensino Médio e como a inclusão da tecnologia nas aulas pode contribuir para que esses alunos recuperem a motivação para estudar o assunto. À luz das concepções de Freire e da Pedagogia do Oprimido, relacionaram-se as concepções históricas da educação latino-americana, a fim de buscar evidências de que os instrumentos metodológicos da dialogicidade e da educação libertadora podem promover a transformação e a motivação desses alunos nas aulas de Matemática. Contrariando a educação bancária contextualizada por Freire, propõe-se a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática visando a construção do conhecimento e a promoção da autonomia, protagonismo e motivação para a aprendizagem dos conceitos, ao mesmo tempo em que promove uma transformação na sociedade e no ambiente onde os alunos vivem.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Graziele Dall'Acua, Mônica Scotti (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.