Reflexões acerca da aprendizagem em matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Authors

  • Graziele Dall'Acua Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, Brasil
  • Mônica Scotti Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e231211

Keywords:

Aprendizagem, ensino, desmotivação, recursos tecnológicos

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Ensino de Matemática que consistiu em investigar por que há um aumento significativo de alunos que estão desmotivados para estudar Matemática no Ensino Médio e como a inclusão da tecnologia nas aulas pode contribuir para que esses alunos recuperem a motivação para estudar o assunto. À luz das concepções de Freire e da Pedagogia do Oprimido, relacionaram-se as concepções históricas da educação latino-americana, a fim de buscar evidências de que os instrumentos metodológicos da dialogicidade e da educação libertadora podem promover a transformação e a motivação desses alunos nas aulas de Matemática. Contrariando a educação bancária contextualizada por Freire, propõe-se a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática visando a construção do conhecimento e a promoção da autonomia, protagonismo e motivação para a aprendizagem dos conceitos, ao mesmo tempo em que promove uma transformação na sociedade e no ambiente onde os alunos vivem.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Graziele Dall'Acua, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, Brasil

a

Mônica Scotti, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, Brasil

a

Published

01/17/2024

How to Cite

Dall’Acua, Graziele, and Mônica Scotti. 2024. “Reflexões Acerca Da Aprendizagem Em matemática Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental”. Scientia Cum Industria 12 (1):e231211. https://doi.org/10.18226/23185279.e231211.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics