Promovendo a interdisciplinaridade por meio da estratégia Jigsaw no ensino da Lei de Stevin
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e231214Keywords:
Interdisciplinaridade, ensino médio, Lei de StevinAbstract
Neste artigo apresenta-se uma proposta didática para o ensino de Física em uma perspectiva interdisciplinar. A ação pedagógica está fundamentada na abordagem denominada momento interdisciplinar e visa evidenciar a relação entre altas altitudes com regiões de baixa pressão atmosférica de modo a demonstrar que gases em baixa pressão ficam menos concentrados e por esse motivo existe uma maior dificuldade para se respirar em lugares de altas altitudes, como, por exemplo, na cordilheira dos Andes. Por meio dos momentos interdisciplinares busca-se valorizar o diálogo entre as matérias escolares ao promover a integração das disciplinas em apenas uma disciplina, sem necessariamente envolver a participação de outros professores. Com auxílio da estratégia de aprendizagem ativa Jigsaw será propõe-se um plano de aula que visa abordar uma característica cultural, a mastigação de folhas de coca, por meio de justificativas físicas, biológicas e geográficas.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Peres, Luís Henrique Correa, Martins (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.