Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    Não serão aceitos projetos que não apresentem os itens e a formatação apresentados no modelo disponibilizado.
  • Todas as assinaturas necessárias foram coletadas (Termo de Autoria e Autorização do Coordenador da Área - Formulário FR053)
  • Os termos (TCLE) ou justificativa para dispensa de TCLE foram anexadas.
  • O termo de sigilo e confidencialidade foi anexado.
  • O autor responsabiliza-se por iniciar sua pesquisa somente após a autorização do CEP-UCS, quando a pesquisa envolver seres humanos.

Diretrizes para Autores

A Direção de Ensino do Hospital Geral, o Núcleo de Apoio à Produção Científica (NAPC) e a Comissão Científica Editorial (COEDI) tornam pública as condições que regem o processo para a submissão de projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Residência Médica do Hospital Geral de Caxias do Sul.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Científica (NAPC) do Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) tem como objetivo oferecer apoio à produção, disseminação e utilização do conhecimento científico produzido no HG, dando suporte às atividades de ensino e pesquisa da Residência Médica.

O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).

Em concordância com orientador do trabalho, o NAPC está a disposição para auxílio ao residente em qualquer uma das etapas de execução do projeto: elaboração do projeto, protocolos relacionados à comissão de ética, análise de resultados (estatística) e publicação do trabalho em periódico.

 

INSCRIÇÕES  

As inscrições dos projetos serão realizadas por meio do portal NAPC, disponível na URL https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/index. Adicionalmente, a documentação assinada deve ser entregue na secretaria de ensino.

Documentação 

Os documentos necessários para a submissão do projeto estão disponíveis na plataforma online NAPC.

Estes documentos deverão ser anexados na página 2 ("Transferência do manuscrito") de uma "Nova Submissão".

Na página 2 ("Transferência do manuscrito") de uma "Nova Submissão"será necessário anexar o arquivo completo do projeto e os outros documentos necessários para a avaliação do projeto. Para anexar, escolha o documento no seu arquivo, clique em "Outros" e escolha qual documento será anexado. Após anexar o documento, clique em "Enviar".

Repita esses passos para anexar todos os arquivos necessários para avaliação do projeto.

É importante ressaltar que alguns destes documentos são dispensáveis, dependendo das características da pesquisa. Abaixo estão os documentos que podem ser solicitados pelo NAPC e pelo CEP-UCS.

 

1. Formulário de apresentação de projeto de pesquisa (FR053) assinado e entregue na secretaria de ensino 
https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/40

2. Projeto de pesquisa com formatação de acordo com as normas do Guia de Trabalhos Acadêmicos da UCS.
https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/70

3. TCLE (Termo de consentimento livre e esclarecido para participantes da pesquisa, se aplicável), conforme modelo disponibilizado pelo CEP-UCS; 

Normas para TCLE: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/TCLE-466-510.pdf

Modelo de TCLE: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/29

4. TALE (Termo de assentimento livre e esclarecido para participantes da pesquisa menores de idade ou legalmente incapazes, se aplicável) 
Não é disponibilizado modelo devido às particularidades dos participantes.

5. TCLE para responsáveis legais (Termo de consentimento livre e esclarecido para responsáveis legais de participantes da pesquisa menores de idade ou legalmente incapazes, se aplicável)

Normas para TCLE: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/TCLE-466-510.pdf

Modelo de TCLE: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/29

6. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Relato de Caso, se aplicável (se aplicável);
Modelo de TCLE para Relato de Caso:
https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/37

7. Solicitação de Dispensa de TCLE/TALE com justificativa;
https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/41

8. Termo de sigilo e confidencialidade assinado por todos os participantes envolvidos na pesquisa: 

https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/74 

9. Em caso de Trabalho de Conclusão de Residência vinculado a projeto prévio, já aprovado pelo CEP-UCS, o residente deve entregar a declaração a seguir: https://sou.ucs.br/revistas/index.php/napchg/libraryFiles/downloadPublic/71

 

RESULTADOS

O parecer do projeto é emitido via sistema de submissão de projeto em até 30 dias após a protocolação do sistema na secretaria de ensino do Hospital Geral. Ressalta-se que pode haver mais de uma rodada de revisão.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Ressalta-se que a aprovação do projeto pelo NAPC/COEDI não implica em autorização imediata para início das atividades. Etapas subsequentes são necessárias. Informações complementares poderão ser obtidas no Núcleo de Apoio à Produção Científica pelo email napc@ucs.br.

 

TIPOS DE PROJETOS DE PESQUISA ACEITOS NA RESIDÊNCIA MÉDICA HG

Projeto com coleta de dados: Podem ser estudos com ou sem intervenção, que avaliam dados de grupos de seres humanos (diretamente com o paciente ou dados em prontuários).

Relato de caso: Estudo que faz avaliação aprofundada de um caso específico de um paciente, incluindo todos os aspectos associados, como conduta e desfecho clínico.

Revisão de protocolo: Estudo que visa elaborar um protocolo para ser utilizado em serviço de assistência, incluindo revisão de dados prévios de literatura.

* Todos formatos devem ser submetidos ao COEDI-HG.

Projeto com coleta de dados

O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).

O Fluxograma das atividades é apresentado na Figura 1.

Figura 1. Fluxograma de atividades para desenvolvimento de projeto de pesquisa no Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul

Relato de Caso

O início do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do Residente só é autorizado após a aprovação pelo CEP/UCS. Antes do envio do projeto ao CEP/UCS, o residente deve submeter o projeto ao NAPC/COEDI. O tempo necessário para todos os ajustes é de aproximadamente 12 meses (6 meses NAPC/COEDI e 6 meses CEP/UCS).

O Fluxograma das atividades é apresentado na Figura 1.

Figura 1. Fluxograma de atividades para desenvolvimento de projeto de pesquisa no Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul

Política de Privacidade

O NAPC está comprometido em manter os mais altos padrões éticos a fim de garantir a qualidade e integridade dos trabalhos. Desse modo, possui os seguintes princípios:

  • A equipe editorial e de revisão da trabalham voluntariamente para manter a qualidade dos projetos e podem, a qualquer momento, apontar irregularidades que violarem direitos autorais ou apresentarem alguma forma de plágio.
  • A equipe editorial garante a confidencialidade dos trabalhos apresentados.
  • A equipe de revisão se compromete a tratar como confidencial o trabalho recebido para revisão e não deve usar as informações obtidas nesse processo para obter vantagem pessoal.
  • Os autores devem garantir que tenham escrito obras totalmente originais. Ao utilizarem outros materiais, fontes devem ser apropriadamente citadas. Qualquer tentativa de plágio resultará na rejeição do projeto.

O NAPC segue como base as diretrizes determinadas pelo código de conduta ética do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Assim, é imprescindí­vel que todas as partes envolvidas as adotem, visando impedir quaisquer instâncias de comportamento antiético e más práticas nas publicações

O NAPC repudia todo tipo de plágio, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma e qualquer outra espécie de fraude que ocasione prejuÍzo à ética cientÍfica. Ademais, endossamos as diretrizes para autores determinadas pela Comissão de Integridade do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÍfico e Tecnológico (CNPq), disponíveis aqui e a resolução institucional do CEPE/UCS sobre plágio (Resolução CEPE/UCS)