A educação pré-escolar na cidade de Santo André: das iniciativas particulares ao Centro de Recreação Infantil (1954-1969)

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Claudia Panizzolo
Luciane Galvão Candido

Resumen

As escolas destinadas a cuidar e educar crianças pequenas, na cidade de Santo André, foram organizadas ao longo das décadas de 1950 e 1960, quando, por consequência da industrialização, aconteceu o desenvolvimento da cidade e a expansão da população. O objetivo deste texto é problematizar a história das primeiras escolas voltadas às crianças pequenas até a composição da rede andreense de ensino para a infância, responsável por acolher as crianças de 4 a 6 anos, entre os anos de 1954 e 1969. A delimitação temporal justifica-se porque no dia 27/09/1954 foi publicada a lei de criação do Departamento de Educação da cidade de Santo André, e, no ano de 1969, foi criado o Curso de Recreação Infantil no município. Toma-se como fontes ordenamentos legais,  jornais, fotografias e entrevistas. Como procedimento de pesquisa foram utilizados a revisão da literatura, a seleção e análise documental. Os anúncios de jornal divulgaram as vagas oferecidas pelas diversas instituições privadas da cidade e as vagas oferecidas no projeto público municipal idealizado pela Divisão de Esportes. Por meio do ordenamento legal foi possível encontrar indícios da organização da educação para a infância, bem como os investimentos a elas destinados. Para referenciar este trabalho busca-se em Escolano (1998) e Kuhlmann (2017) aportes para compreender as instituições de educação voltadas à infância. Como resultado é possível afirmar que o Centro de Recreação Infantil foi considerado um equipamento municipal inovador, com qualidade e concorrido entre a população. Possuía proposta pedagógica que valorizava a prática esportiva e a participação das famílias nas atividades escolares. A construção de dezenas de prédios novos, permitiu divulgar a educação municipal pela cidade e propagandear as políticas públicas do governo.


 

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Cómo citar
Panizzolo, C., & Galvão Candido, L. . (2025). A educação pré-escolar na cidade de Santo André: : das iniciativas particulares ao Centro de Recreação Infantil (1954-1969). CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024010. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/1099
Sección
Dossiê
Biografía del autor/a

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019.ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado III da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015)Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil)ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil.GRUPOS DE PESQUISA: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos. Contato: claudiapanizzolo@uol.com.br; claudia.panizzolo@unifesp.br

Luciane Galvão Candido, Secretaria de Educação de Santo André

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História da Educação, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, sob a orientação da professora doutora Claudia Panizzolo.
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Infâncias, Cultura e História - GEPICH.
Pós graduação pela Universidade de São Paulo e pela Faculdade XV de agosto.
Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Professora de Ensino Fundamental e Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Santo André. Lecionou em classes de Educação Infantil, tanto em Creche quanto em Escola de Educação Infantil.
Possui experiência como Assistente Pedagógica em escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Santo André

Citas

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