Educação, liberdade e emancipação sob a perspectiva da teoria do reconhecimento
entrevista com Axel Honneth
Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Teoria do Reconhecimento, Axel Honneth, Liberdade, EmancipaçãoResumo
O objetivo principal da entrevista traduzida para o português é articular e esclarecer a concepção crítica de Axel Honneth sobre a educação democrática e emancipadora na era contemporânea e como essa concepção se relaciona com filósofos clássicos da educação, como Kant, Hegel e Dewey.
Referências
HONNETH, A. (2015). Education and the Democratic Public Sphere: A Neglected Chapter of Political Philosophy. In J. JAKOBSEN & O. LYSAKER (Eds.), Recognition and Freedom. Axel Honneth’s Political Thought (pp. 17-32). Leiden/Boston: Brill.
HONNETH, A. (2020). Kindheit. Unstimmigkeiten unserer liberalen Vorstellungswelt. In A. HONNETH (Ed.), Die Armut unserer Freiheit. Aufsätze 2012-2019 (pp. 234-263). Berlin: Suhrkamp Verlag AG