Educação, liberdade e emancipação sob a perspectiva da teoria do reconhecimento

entrevista com Axel Honneth

Autores

  • Arthur Meucci a:1:{s:5:"pt_BR";s:31:"Universidade Federal de Viçosa";}

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Teoria do Reconhecimento, Axel Honneth, Liberdade, Emancipação

Resumo

O objetivo principal da entrevista traduzida para o português é articular e esclarecer a concepção crítica de Axel Honneth sobre a educação democrática e emancipadora na era contemporânea e como essa concepção se relaciona com filósofos clássicos da educação, como Kant, Hegel e Dewey.

Referências

HONNETH, A. (2015). Education and the Democratic Public Sphere: A Neglected Chapter of Political Philosophy. In J. JAKOBSEN & O. LYSAKER (Eds.), Recognition and Freedom. Axel Honneth’s Political Thought (pp. 17-32). Leiden/Boston: Brill.

HONNETH, A. (2020). Kindheit. Unstimmigkeiten unserer liberalen Vorstellungswelt. In A. HONNETH (Ed.), Die Armut unserer Freiheit. Aufsätze 2012-2019 (pp. 234-263). Berlin: Suhrkamp Verlag AG

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Meucci, A. (2024). Educação, liberdade e emancipação sob a perspectiva da teoria do reconhecimento: entrevista com Axel Honneth. CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024012. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/1575

Edição

Seção

Entrevista

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.