Direito
Síncrono
A definir
16 horas
Acadêmicos e profissionais de Direito, Filosofia e Psicologia.
Explorar e compreender as complexas interações entre a identidade individual e sua representação nas redes sociais, sob as lentes das Ciências Jurídicas e do saber filosófico, considerando a regulamentação vigente e os desafios emergentes.
Introdução ao Sujeito e Identidade nas Redes Sociais:
Definição de sujeito, subjetivação e identidade na Filosofia.
Impacto das redes sociais na construção da identidade.
Diferença entre identidade digital e real.
Análise dos modos de subjetivação na era dos algoritmos.
Perspectivas Jurídicas:
Direito à privacidade e proteção de dados pessoais.
Regulamentações sobre identidade digital.
Casos jurídicos relevantes e precedentes legais.
Desafios jurídicos e éticos relacionados à identidade digital.
Sujeito e a Filosofia das Redes Sociais:
Teorias filosóficas sobre identidade.
Influência das redes sociais na construção da narrativa pessoal.
Machine learning e os três tempos da governamentalidade algorítmica.
Conceito de engajamento.
Discussão sobre a autenticidade e o papel das redes sociais na formação da identidade.
Intersecção entre Subjetividades, Ética e Direito:
Problemas éticos relacionados à identidade digital e redes sociais.
Papel dos profissionais de direito da Filosofia para a problematização dos efeitos sociais derivados das novas tecnologias algorítmicas.
Análise de cenários futuros e tendências emergentes no campo.
Guilherme Primo - doutor e mestre em Filosofia, bacharel em Direito
Bruno Silveira Rigon - UCS
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