Simulação de Injeção | 1ª Edição

Engenharias e Tecnologias

Modalidade

Síncrono

Início das aulas

A definir

Horário

A definir

Investimento

A definir

Carga horária

80 horas

A quem se destina

Profissionais do segmento de injeção de polímeros, projetistas de moldes e interessados no assunto.

Objetivos

Capacitar para utilizar o software MoldFlow para análise e otimização do processo de injeção de peças plásticas, buscando identificar pontos críticos do projeto do produto, do molde e do processo de injeção. Desenvolver habilidades para ler, interpretar e comunicar de forma clara os resultados gerados pelo software de simulação, traduzindo as análises em ações práticas, relacionando com as características reológicas dos materiais poliméricos, do processamento e do molde.

Programa

Módulo 1:
Estudo da relação entre a estrutura, propriedades e aplicações dos materiais poliméricos.
Estudo das propriedades térmicas, ópticas, elétricas, mecânicas e reológicas.
Princípios da injeção de termoplásticos.
Etapas do ciclo de injeção.
Influência das propriedades dos materiais na simulação e nos processos de injeção.
Seleção de materiais para otimização do processo e atendendo aos requisitos do produto.
Otimização: de parâmetros de processo, da injeção do produto, do ciclo de injeção, do circuito de refrigeração do molde, balanceamento, entre outros.
Identificação de oportunidades de melhoria sob a perspectiva da qualidade, da produtividade no processo e da redução de custos.

Módulo 2:
Simulação de peças plásticas, visando identificar problemas na fase de desenvolvimento do produto e do projeto do molde.
Simulação de preenchimento e recalque: diagnóstico de espessura, padrão de preenchimento/hesitação, delta de temperatura nas linhas de emenda, taxa de cisalhamento, saídas de ar, linhas de emenda, pressão de injeção, perfil de pressão de injeção, força de fechamento, tempo de congelamento, contração volumétrica e estimativa de rechupe.
Simulação de refrigeração e deformação: layout do sistema, temperatura do molde, perfil de temperatura do molde, temperatura do produto, perfil de temperatura do produto, diferença de temperatura de entrada e saída do molde do fluido de arrefecimento, vazão nos circuitos, número de Reynolds, eficiência no sistema de arrefecimento, pressão do sistema, medição de dimensões críticas, deformação isolada por eixo X, Y e Z e animação da deformação.
Planejamento, simulação e análise de diferentes alternativas/tecnologias no processo e molde, como por exemplo: canal frio, câmara quente, bico valvulado/sequenciado, diferentes formas e dimensões de entrada (leque, submarino, etc).

Docente(s)

Eliane Ferreira - mestre em Engenharia Mecânica

Coordenação

Ivandro Cecconello - UCS

Promoção

Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias

Informações e contato

Central de Atendimento

Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensao@ucs.br | (54) 3218 2145 | (54) 99931 3441

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h