Simplesmente Alice: Qualificando para Atuação de Professores no Incentivo à Leitura e Interpretação de Textos

Humanas e Educação

Local

Caxias do Sul

Início das aulas

A definir

Horário

A definir

Investimento

A definir

Carga horária

9 horas

A quem se destina

Professores, pesquisadores e acadêmicos de Licenciatura.

Objetivos

Conhecer a estratégia Aprendizagem Baseada em Problemas (ou Problem Based Learning, PBL), o aprender fazendo, facilitação, avaliação, dicas e experiências práticas aplicadas a projetos de leitura.

Programa

Processo da leitura no mundo digital.
Introdução a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).
Interpretação e compreensão de casos de ensino.
Estratégias de engajamento.
Etapas para a construção de estudo de caso.
Exemplos de casos de ensino para serem utilizados com estudantes.
Utilização de plataformas digitais como ferramentas para produção e resolução do estudo de caso.
Resgate de memórias afetivas: histórias da minha vida.
Exemplo dos casos referentes à prática realizada sobre o clássico literário Alice no País das Maravilhas.
Elaboração de estudos de caso interdisciplinar conforme a realidade dos participantes.
Teste do método: PBL.
Avaliação: questionário, procedimentos adotados, interesse dos estudantes, dificuldades durante o processo, avaliação adotada, vantagens e desvantagens da aplicação.
Contexto: duração da aplicação, local, habilidades e objeto de estudo.

Docente(s)

Gabriele Bianchi Zattera - graduada em ciências biológicas

Coordenação

Guilherme Brambatti Guzzo - UCS

Promoção

Área do Conhecimento de Ciências da Vida

Informações e contato

Central de Atendimento

Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensao@ucs.br | (54) 3218 2145 | (54) 99931 3441

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h