Salas de Jantar e Estar: Modelagem e Renderização no Rhinoceros

Artes, Arquitetura e Design

Modalidade

EAD

Início das aulas

27 de setembro de 2025

Descrição

Ao longo do módulo, focado na criação de salas de estar e jantar, os participantes aprenderão a manipular formas geométricas com precisão, configurando escalas, proporções e elementos técnicos para a construção de mobiliário personalizado. Abordará ainda a criação de vistas ortográficas, detalhamento técnico e aplicação de luz e materiais para renderização final.

As aulas serão disponibilizadas em formato gravado, permitindo que os estudantes avancem em seu próprio ritmo durante o período do curso. Ademais, as atividades incluem exercícios baseados em plantas reais, possibilitando a aplicação dos conceitos de ergonomia e usabilidade em projetos visualmente realistas.

Os participantes conhecerão recursos do software que contribuem para uma apresentação clara e atrativa de ideias de projeto, detalhamento técnico, composição visual, iluminação e aplicação de materiais.

Período

27 de setembro a 18 de outubro de 2025.

Dias e horários

Atividade desenvolvida em formato digital, por meio de atividades gravadas e pré-estabelecidas em sistema digital da UCS, sem interação em tempo real entre estudantes e ministrantes. Você escolhe os dias e horários para realizar as tarefas propostas.

Carga horária

20 horas

A quem se destina

Acadêmicos de Design e Arquitetura, profissionais das áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Design de Produto e demais interessados.

Objetivos

Aprender a utilizar o Rhinoceros para representar graficamente ambientes residenciais, explorando técnicas de criação voltadas para espaços de convivência, com atenção à estética, ergonomia e aproveitamento inteligente do espaço.

Programa

Representação Gráfica de Salas de Estar e Jantar:
Composição visual de espaços sociais com foco na organização do espaço, relações de circulação e distribuição funcional dos elementos.

Modelagem de Elementos Tridimensionais com Precisão:
Exposição de ferramentas de modelagem para criar composições volumétricas que simulem ambientes e mobiliário com controle de forma, dimensão e posicionamento.

Escalas, Proporções e Referências Técnicas no 3D:
Ajuste de medidas e proporções de forma precisa, garantindo coerência gráfica com plantas técnicas e referências do ambiente real.

Geração de Vistas Técnicas e Ortográficas:
Criação de desenhos técnicos com cortes e elevações utilizando as ferramentas do software para gerar representações gráficas detalhadas e organizadas.

Aplicação de Cotas e Anotações no Layout:
Inserção de informações técnicas, medidas e descrições diretamente nos modelos e vistas, favorecendo a clareza na comunicação visual.

Simulação Tridimensional com Perspectiva:
Visualização de ambientes em diferentes ângulos para explorar sua volumetria, composição e distribuição de elementos, criando imagens claras e informativas.

Iluminação e Ambientação Gráfica:
Utilização de luzes e sombras digitais para destacar materiais, formas e volumes, criando atmosferas que reforcem a percepção espacial do ambiente.

Renderização para Apresentação Visual:
Geração de imagens finais com recursos de renderização que valorizem seus modelos tridimensionais, ideais para compor portfólios, apresentações ou estudos visuais.

Docente(s)

Ronei Teodoro da Silva - UCS

Investimento

R$ 435,00

Acadêmicos e egressos de graduação e pós-graduação da UCS: 10% de desconto.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário ou cartão de crédito.
Confira as demais políticas de desconto aqui.

Inscrições

Até 23 de Setembro de 2025
Ficha de inscrição
Vagas limitadas.

Inscrições corporativas

Faça o download do formulário de inscrição, preencha-o e envie-o por e-mail para extensao@ucs.br e aguarde a confirmação da inscrição.

Coordenação

Ronei Teodoro da Silva - UCS

Promoção

Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura

Informações e contato

Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura

Campus-Sede - Bloco J - Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensaocampus8@ucs.br | (54) 3289 9000 | (54) 99705 1115

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h