Projeto de Moldes de Injeção | 9ª edição

Engenharias e Tecnologias

Modalidade

Síncrono

Início das aulas

15 de agosto de 2025

Descrição

Pré-requisitos: ter conhecimento básico do software Solid Works, conhecimento de desenho técnico mecânico, acesso à internet com no mínimo 50Bpps de velocidade, possuir computador para rodar Solid Works 2023 e headset ou fone com microfone.

Período

15 de agosto de 2025 a 16 de maio de 2026.

Dias e horários

Sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, por meio do Google Meet
Sábados, das 8h às 12h, por meio do Google Meet

Carga horária

200 horas

A quem se destina

Profissionais do segmento de injeção de polímeros e desenhistas/projetistas de moldes de injeção.

Objetivos

Capacitar profissionais para desenvolver projetos de moldes de injeção, levando em consideração as características dos produtos poliméricos, materiais e condições de processamento. Além disso, o participante estará apto a interagir no desenvolvimento de peças poliméricas, seleção de materiais para moldes e seus respectivos tratamentos.

Programa

Módulo 1:
Estudo da relação entre a estrutura, as propriedades e as aplicações dos materiais plásticos.
Estudo das propriedades térmicas, ópticas, elétricas, mecânicas e reológicas, e o processamento por injeção de termoplásticos.
Simulação de peças, visando identificar problemas na fase de desenvolvimento do produto e do projeto do molde.
Otimização: de parâmetros de processo, da injeção do produto, do ciclo de injeção, do circuito de refrigeração do molde, do balanceamento, entre outras.
Identificação de melhorias sob a perspectiva da qualidade, da produtividade no processo e da redução de custos.

Módulo 2:
Conceber, desenvolver e detalhar projeto de moldes de injeção de componentes plásticos.
Dimensionar, especificar e avaliar os sistemas funcionais de um molde.
Estudos do funcionamento dos moldes e seus mecanismos.
Avaliar as implicações tecnológicas, operacionais e de custo da solução adotada.

Módulo 3:
Estudo das propriedades dos materiais metálicos aplicados para a fabricação de moldes de processamento de plástico, seus tratamentos térmicos e tratamentos de superfície.
Critérios de seleção.
Atrito e desgaste de materiais.
Controle do desgaste.
Acabamentos superficiais e revestimentos e sua relação com o desempenho do molde como um todo e seus componentes.

Docente(s)

Neuri Francisco Isotton Junior - especialista em Materiais para Construção de Moldes
Rodrigo Marcon de Oliveira - engenheiro mecânico com ênfase em Projeto de Moldes de Injeção de Plásticos e especialista em Gestão da Produção
Tiago Scopel - mestre profissional em Engenharia Mecânica
Eliane Ferreira - especialista em Materiais Poliméricos e Simulação

Investimento

R$ 10.000,00

Acadêmicos e egressos de graduação e pós-graduação da UCS: 10% de desconto.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário ou cartão de crédito.
Confira as demais políticas de desconto aqui.

Inscrições

Até 11 de Agosto de 2025
Ficha de inscrição
Vagas limitadas.

Inscrições corporativas

Faça o download do formulário de inscrição, preencha-o e envie-o por e-mail para extensao@ucs.br e aguarde a confirmação da inscrição.

Coordenação

Ivandro Cecconello - UCS

Promoção

Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias

Informações e contato

Central de Atendimento

Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensao@ucs.br | (54) 3218 2145 | (54) 99931 3441

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h