Práticas Pedagógicas Integrativas: Ambientes, Oficinas e Atividades

Humanas e Educação

Local

Torres

Início das aulas

16 de abril de 2026

Descrição

Todos terão vivências práticas e integrativas em cada aula.
O curso busca desenvolver nos educadores um olhar sensível e criativo sobre a criança e o ambiente, unindo teoria e prática para planejar experiências que valorizem autonomia, escuta, vínculo e expressão integral.

Período

16 de abril a 28 de maio de 2026.

Dias e horários

Quintas-feiras, das 19h às 22h, na sala 205, UCS Torres.

Carga horária

21 horas

A quem se destina

Professores de Educação Infantil e Anos iniciais, e acadêmicos de Pedagogia e magistério.

Objetivos

Oportunizar a compreensão e a vivência de práticas pedagógicas integrativas na Educação Infantil, inspiradas em Montessori, Reggio Emilia, Waldorf e Pikler. 

Programa

Introdução às Práticas Pedagógicas Integrativas:
Criança como protagonista da aprendizagem.
Papel do educador como mediador, pesquisador e observador.
Fundamentos das abordagens ativas e humanistas.
Introdução às metodologias: Montessori, Reggio Emilia, Waldorf e Pikler.
Pontos de convergência e singularidades.

Abordagem Montessori:
Princípios de Montessori: ambiente preparado, autoeducação, períodos sensíveis e respeito ao ritmo da criança.
Papel do educador como guia.
Organização dos espaços e materiais de vida prática e sensorial.
Contribuições para a Educação Infantil contemporânea.

Abordagem Reggio Emilia:
Criança como sujeito de direitos e pesquisadora do mundo.
Ambiente como "terceiro educador".
Ateliê e as cem linguagens da criança.
Documentação pedagógica como reflexão e pesquisa.
Trabalho colaborativo entre educadores, famílias e comunidade.

Pedagogia Waldorf:
Visão de ser humano na pedagogia Waldorf.
Ritmo diário e as celebrações do ano.
Arte, música e histórias como caminhos de aprendizagem.
Materiais naturais e o brincar imaginativo.
Educador como exemplo vivo.

Abordagem Pikler:
Fundamentos da abordagem Pikler e Instituto Lóczy.
Movimento livre e respeito à iniciativa da criança.
Cuidado como momento educativo.
Observação e registro como ferramentas pedagógicas.
Espaços e materiais para o movimento autônomo.

Integração das Abordagens, Adaptação e Inclusão:
Integração entre Montessori, Reggio Emilia, Waldorf e Pikler.
Adaptação de atividades e ambientes em escolas tradicionais.
Estratégias para vivências sensoriais, estéticas e de movimento.
Inclusão de crianças neurodivergentes.
Neurodiversidade como riqueza no grupo.

Docente(s)

Marina Teixeira Pires - coordenadora pedagógica

Investimento

R$ 310,00

Acadêmicos e egressos de graduação e pós-graduação da UCS: 10% de desconto.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário ou cartão de crédito.
Confira as demais políticas de desconto aqui.

Inscrições

Até 10 de abril de 2026
Ficha de inscrição
Vagas limitadas.

Inscrições corporativas

Faça o download do formulário de inscrição, preencha-o e envie-o por e-mail para extensao@ucs.br e aguarde a confirmação da inscrição.

Coordenação

Eduardo de Mello Silva Junior - UCS

Promoção

Unidade de Torres

Informações e contato

Polo de Torres

Rua José Bonifácio, 793 - Centro - Torres/RS
extensao@ucs.br | (51) 3626 2186 | (51) 99874 1768

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h