Humanas e Educação
Caxias do Sul
A definir
12 horas
Acadêmicos, pesquisadores e docentes em Educação.
Analisar o papel da educação popular no atual contexto educacional na América Latina, estabelecendo diálogos entre as experiências de educação popular no Brasil e na Colômbia a fim de compreender a sistematização de experiências como uma prática investigativa em Educação.
Papel da educação popular e da sistematização de experiências para a prática educativa em escolas e outros contextos.
Educação popular, sistematização de experiências e coprodução de conhecimento em uma perspectiva emancipatória.
Experiências da Colômbia e de outros países da América Latina.
Bibliografía de Lola Cendales González: CENDALES, L., TORRES, A. (2006). La sistematización como experiencia investigativa y formativa. En: La Piragua No. 23. Panamá: CEAAL. JARA, Oscar. La sistematización de experiencias: práctica y teoria para otros mundos posibles. San José: Alforja, 2012. MARIÑO, Germán; CENDALES, Lola. Hacia uma pedagogia del diálogo cultural. Fe y Alegria, 2004. MOTA NETO, João Colares. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: Convergências da Educação Popular e a Investigación Acción Participativa. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 26, n. 84, julho de 2018. p. 1-17. ORTEGA VALENCIA, Piedad; TORRES CARRILLO, Alfonso. Lola Cendales González, entre trayectos y proyectos en la educación popular. Rev. colomb. educ., Bogotá , n. 61, p. 333-357, June 2011 . Disponível em <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-39162011000200015&lng=en&nrm=iso> Vídeo: Educación popular y práxis pedagógica - https://youtu.be/lCJ07sxrvCQ
Lola Cendales González - Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia
Danilo Romeu Streck - UCS
Flávia Brocchetto Ramos - UCS
Danilo Romeu Streck - UCS
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensao@ucs.br
| (54) 3218 2145
|
(54) 99931 3441