Saúde
Síncrono
A definir
20 horas
Docentes e acadêmicos de graduação e pós-graduação.
Habilitar acadêmicos para a realização de revisões sistemáticas e meta-análises de forma independente na área da saúde.
Compreensão de fundamentos: princípios básicos de revisão sistemática e diferenças entre tipos de revisão.
Pergunta de pesquisa: estruturação de pergunta de pesquisa e utilização do modelo PICO(T).
Viabilidade: busca piloto e viabilidade de pergunta de pesquisa e desfechos.
Protocolo de revisão sistemática: desenvolvimento, critérios de inclusão e exclusão, estruturação e registro (PROSPERO).
Estratégias de busca: determinação de termos, busca sistemática em bases de dados e busca manual.
Seleção de estudos: gerenciamento e triagem.
Extração de dados: gerenciamento e operacionalização de dados agregados do estudo, amostra e desfechos.
Avaliação da qualidade e/ou risco de viés: gerenciamento e operacionalização de diferentes tipos de ferramentas para avaliação da qualidade e/ou risco de viés.
Síntese de resultados: princípios básicos de meta-análise e utilização do software 'Review Manager' (Cochrane).
Interpretação de resultados e parâmetros.
Pedro Lopez da Cruz - UCS
Pedro Lopez da Cruz - UCS
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