Gestão e Negócios
Síncrono
A definir
180 horas
Requisitos para a matrícula
Ser maior de 21 anos.
Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há, pelo menos, dois anos.
Ter escolaridade comprovada de conclusão do Ensino Médio, autenticada em cartório.
Ter sido aprovado na Avaliação Psicológica para Fins Pedagógicos.
Os documentos necessários são: CNH, RG e comprovante de ensino médio completo certificado por órgão competente.
Qualificar recursos humanos para atuarem como instrutores de Centro de Formação de Condutores de veículos automotores, com ênfase no valor segurança.
Módulo I - Fundamentos da Educação
Fundamentos da Educação - Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica e teorias educacionais.
Currículo e construção do conhecimento: processo de ensino-aprendizagem.
Noções de Psicologia da Educação - Bases psicológicas da aprendizagem: conceitos básicos, principais teorias e suas contribuições, processo de aprendizagem do jovem e do adulto, relações da psicologia e a prática pedagógica.
Relação instrutor/candidato - Atribuições do instrutor
Módulo II - Didática
Processo de planejamento.
Elaboração de planos de ensino.
Orientações pedagógicas para o processo de formação de condutores.
Acompanhamento e avaliação no processo de ensino e aprendizagem.
Módulo III - Língua Portuguesa
Habilidades de comunicação e expressão oral e escrita.
Importância da comunicação no processo de aprendizagem e na direção de um veículo.
Interpretação de textos.
Módulo IV - Conteúdos a Serem Desenvolvidos nos Cursos Teóricos
Legislação de trânsito.
Direção defensiva.
Noções de primeiros socorros e medicina de tráfego.
Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito.
Psicologia aplicada à segurança no trânsito.
Noções sobre funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas / mecânica básica.
Módulo V - Prática de Direção Veicular em Veículo de Duas e Quatro Rodas
Postura do instrutor na condução das orientações com o veículo em movimento e procedimentos nas solicitações de manobra.
O veículo de duas ou três rodas.
O veículo de quatro rodas.
Os pedestres, os ciclistas e demais atores do processo de circulação.
Prática de direção veicular na via pública.
Módulo VI - Prática de Ensino Supervisionado
Planejamento da prática de ensino.
Elaborar instrumentos de observação de aulas, de planos de aula e de relatórios, sob supervisão do professor da Instituição de Ensino em que realizou o curso.
Observação de aulas, sendo: 5 horas de observação de aula teórica, 3 horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de quatro rodas nas diferentes categorias de sua habilitação e 2 horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de duas rodas.
Adriana Marchesini - psicóloga
Alex Rodrigo Leonhardt - especialista em Gestão de Trânsito e Condutor Socorrista
Juliano Felippe Gonçalves - instrutor teórico e prático
Maria Inês Tondello Rodrigues - instrutora de Trânsito e Mestre em Educação
Otniél Alves Borges - professor de Língua Portuguesa
Silvio Eduardo Barbieri - engenheiro mecânico
Melissa Baccon - UCS
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Alameda João Dal Sasso, 800 - Bento Gonçalves - RS - Brasil
econtinuada-carvi@ucs.br
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