Gestão de Fatores Psicossociais Segundo a NR-01

Saúde

Modalidade

Síncrono

Início das aulas

11 de agosto de 2026

Período

11 a 25 de agosto de 2026.

Dias e horários

Terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h30min, por meio do Google Meet.

Carga horária

15 horas

A quem se destina

Profissionais de RH e SST, consultores, equipes de saúde ocupacional, gestores, analistas, empresários e demais interessados em implementar processos de prevenção alinhados às exigências da NR-01.

Objetivos

Proporcionar ao participante uma compreensão objetiva das etapas essenciais do processo de gerenciamento, conforme as diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), bem como abordar os impactos à saúde e ao desempenho organizacional, os principais requisitos legais e a aplicação prática dos conceitos por meio de estudos com dados reais.

Programa

Fundamentos dos fatores psicossociais: definições conceituais, origens, fatores de proteção e riscos organizacionais e elementos que tornam esses riscos frequentemente não identificados.
Impactos à saúde e ao desempenho: manifestações relacionadas a Burnout, estresse, conflitos, absenteísmo, presenteísmo e queda de produtividade.
Requisitos da NR-01: estrutura, responsabilidades, papel do empregador e dos trabalhadores, e diretrizes para um processo contínuo de gestão.
Gerenciamento aplicado: uso de ferramentas práticas, integração de dados, matriz de riscos, análise de indicadores e elaboração de relatórios técnicos.
Estratégias de minimização: ações de promoção de saúde emocional, comunicação, desenvolvimento de lideranças, melhoria do ambiente psicossocial e fortalecimento da cultura preventiva.
Estudo de caso com dados reais: investigação, entrevistas, aplicação do Inventário Psicossocial, análise estatística, correlações, priorização e construção de um plano de ação alinhado à realidade organizacional.
Fechamento técnico: consolidação de conceitos chave e reforço dos pilares do gerenciamento: identificar, controlar, monitorar.
Integrar diagnóstico, ação e melhoria contínua.

Docente(s)

Giulia Ugolini Ladeira - psicóloga do Trabalho
Tatiane de Lima - mestra em Psicologia

Investimento

R$ 432,00

Acadêmicos e egressos de graduação e pós-graduação da UCS: 10% de desconto.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário ou cartão de crédito.
Confira as demais políticas de desconto aqui.

Inscrições

Até 05 de agosto de 2026
Ficha de inscrição
Vagas limitadas.

Inscrições corporativas

Preencha o formulário e aguarde a confirmação da inscrição.

Coordenação

Gilberto Hummes - UCS

Promoção

Campus Universitário da Região das Hortênsias

Informações e contato

Campus Universitário da Região das Hortênsias

Rua Rodolfo Schlieper, 222 - Canela - RS - Brasil
atendimento-hortensias@ucs.br | (54) 3282 5200

Realização

Deseja participar?