Food Design e as Tendências da Gastronomia

Turismo e Gastronomia

Local

Caxias do Sul

Início das aulas

22 de abril de 2025

Período

22 de abril de 2025.

Dias e horários

Terça-feira, das 19h40min às 22h40min, na sala 414, bloco J, Campus-Sede. 

Carga horária

3 horas

A quem se destina

Acadêmicos, egressos e profissionais do ramo da Gastronomia, Turismo, Hotelaria e Design.

Objetivos

Apresentar o conceito de Food Design e sua interseção com a gastronomia, abordando as principais tendências emergentes em tecnologia, design e sustentabilidade, proporcionando uma visão estratégica e inovadora do setor gastronômico.

Programa

Introdução ao Food Design:
Origem.
Conceitos fundamentais.
Interseção entre design e gastronomia.
Papel do Food Design na criação de experiências, produtos e serviços.

Exercício Sensorial:
Exploração prática de como o design é um campo que abrange muito mais do que o visual.

Os Quatro Pilares do Food Design:
Explicação de como o Food Design se apoia sobre estes quatro pilares e como todos eles se conectam.
Comida: sazonalidade, nutrição, consumo e segurança alimentar.
Sociedade: políticas sociais, hábitos de consumo e ética.
Tecnologia: transporte, energia, conservação e distribuição.
Ecologia: consumo consciente, rastreabilidade e biodiversidade.

Subdisciplinas do Food Design:
Principais áreas de aplicação e metodologias.
Como o Food Design se integra a diferentes setores da gastronomia e da indústria.

Tendências na Gastronomia:
Cozinha afetiva: relação entre comida, memória e conexão emocional.
Saúde e bem-estar: alimentação funcional e impacto na qualidade de vida.
Sustentabilidade: práticas ecológicas e novas abordagens para um consumo mais responsável.

Design Além do Visual + Design Unido ao Visual:
Impacto do design sensorial e experimental na experiência gastronômica.
Estética aplicada à gastronomia e a importância do visual no consumo.

Público-Alvo:
Como identificar e compreender o comportamento do consumidor.
Estratégias de design aplicadas para diferentes perfis de público.

Storytelling, Imersão e Experiência no Setor de A&B:
Construção de narrativas e identidade no setor de alimentos e bebidas.
Como criar experiências gastronômicas memoráveis através do storytelling e da imersão.

Docente(s)

Bruna Paim da Silva - gastróloga 

Investimento

R$ 55,00

Acadêmicos e egressos de graduação e pós-graduação da UCS: 10% de desconto.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário ou cartão de crédito.
Confira as demais políticas de desconto aqui.

Inscrições

Até 14 de Abril de 2025
Ficha de inscrição
Vagas limitadas.

Inscrições corporativas

Faça o download do formulário de inscrição, preencha-o e envie-o por e-mail para extensao@ucs.br e aguarde a confirmação da inscrição.

Coordenação

Carolina Rizzon da Silveira - UCS

Promoção

Área do Conhecimento de Ciências Sociais

Informações e contato

Central de Atendimento

Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensao@ucs.br | (54) 3218 2145 | (54) 99931 3441

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h