Figma: do Básico ao Avançado

Artes, Arquitetura e Design

Modalidade

Síncrono

Início das aulas

17 de outubro de 2025

Período

17 de outubro a 29 de novembro de 2025.

Dias e horários

Sextas-feiras, das 18h às 19h, por meio do Google Meet.

Carga horária

20 horas

A quem se destina

Designers, gerentes de produto, profissionais de criação digital, publicitários, desenvolvedores e demais pessoas interessadas na ferramenta.

Objetivos

Aprender a ferramenta de design de interface de usuário (UI) baseado na nuvem, permitindo que designers, gerentes de produto e desenvolvedores colaborem em tempo real para criar, prototipar e compartilhar designs de produtos digitais.

Programa

Básico:
Introdução ao Figma.
Conceituação de Figma, instalação e configuração inicial, interface e ambiente de trabalho.
Fundamentos: frames, camadas, formas básicas, cores e modos de mesclagem, ferramenta de texto, grid de layout e alinhamento.
Vetorização: utilização da Pen Tool e outras ferramentas para criação de elementos vetoriais.
Componentes: criação e gerenciamento de componentes, biblioteca de componentes e reutilização de elementos.

Intermediário:
Auto Layout: criação de layouts flexíveis e responsivos que se adaptam a diferentes tamanhos de tela.
Componentes avançados: utilização de variantes, propriedades de componentes e criação de componentes complexos.
Prototipagem: criação de fluxos de navegação, animações básicas e interações simples.
Plugins e recursos: utilização de plugins para expandir as funcionalidades do Figma, como remoção de fundo, geração de códigos e acesso a bancos de imagens.
FigJam: utilização do FigJam para colaboração em brainstorms, criação de fluxos de trabalho e organização de ideias.

Avançado:
Prototipagem avançada: criação de animações complexas, transições suaves e interações elaboradas.
Variáveis: utilização de variáveis para criar designs que podem ser facilmente personalizados e adaptados.
Design responsivo: criação de designs que se adaptam a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, garantindo uma boa experiência do usuário.
Integração com Dev Mode: utilização do Dev Mode para fornecer aos desenvolvedores informações detalhadas sobre o design, facilitando a implementação.
Criação de landing pages e dashboards: criação de interfaces complexas, com foco em conversão, hierarquia visual e visualização de dados.
Framer: introdução ao Framer para transformar designs Figma em sites interativos e responsivos.
Figma Slides: utilização do Figma Slides para criar apresentações interativas.

Docente(s)

Alexandre Simões - pós-graduado em Design Gráfico

Investimento

R$ 306,00

Acadêmicos e egressos de graduação e pós-graduação da UCS: 10% de desconto.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário ou cartão de crédito.
Confira as demais políticas de desconto aqui.

Inscrições

Até 10 de outubro de 2025
Ficha de inscrição
Vagas limitadas.

Coordenação

Júlio Cézar Colbeich Trajano - UCS

Promoção

Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura

Informações e contato

Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura

Campus-Sede - Bloco J - Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensaocampus8@ucs.br | (54) 3289 9000 | (54) 99705 1115

Segunda a sexta: 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h