Engenharias e Tecnologias
Caxias do Sul
A definir
300 horas
Acadêmicos e profissionais de Engenharia de Manufatura, de Métodos e de Processos.
Desenvolver competências e habilidades para o desenvolvimento de processos de manufatura industriais, nas perspectivas da eficiência, produtividade, qualidade, custos, fluxo de valor, inovação e novas tecnologias.
Introdução a Engenharia de Manufatura:
Apresentação e contextualização da engenharia de manufatura.
Importância da engenharia de manufatura para a empresa.
Papel estratégico da manufatura.
Ferramentas Lean Manufacturing:
Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM): 5 princípios Lean, análise de valor, perdas no processo produtivo, muda, mura e muri (desperdício, desbalanceamento e sobrecarga), notação do VSM, desenvolvimento de mapas do estado atual e futuro.
Troca rápida de ferramentas (TRF): 7 perdas na TRF, principais problemas relacionados ao setup, competitividade x custo x TRF, conceito de setup, etapas da TRF, técnica SMED, táticas para redução do tempo de preparação, justificativas para a aplicação de TRF.
Jidoka: definição, automação x autonomação, técnica do andon, separação homem/máquina, multifuncionalidade, matriz de habilidades, conceitos e exemplos de qualidade construída dentro do processo, poka-yoke.
Manutenção Produtiva Total (TPM): objetivos, princípios, pilares, principais perdas dos equipamentos, fatores de sucesso na implementação; benefícios.
Kaizen: tipos de kaizen; kaizen como motor da transformação enxuta, etapas para estruturar um kaizen, melhorias sem padrão x Kaizen, motivos do insucesso no kaizen e a administração, Kaizen x Kaikaku, mini kaizen (quick and easy kaizen), condições essenciais na implantação do Kaizen.
Teoria das Restrições: conceito, a empresa como uma corrente, princípios da TOC, a META, modelo de decisão TOC, processo de implementação, relação com o Lean.
Engenharia de Métodos:
Estudo de tempos e movimentos: definição, histórico e finalidades do estudo de tempos e movimentos, divisão da operação em elementos, determinação do número de ciclos, avaliação do ritmo do operador, determinação do tempo normalizado, determinação dos fatores de tolerância, cálculo do tempo padrão, cálculo da carga máquina e carga homem, gráfico homem máquina, princípios da economia de movimentos, medida da capacidade, produtividade e eficiência (OEE, OLE), confecção de roteiro de fabricação, ergonomia.
Methods-Time Measurement (MTM): Usos do MTM, Desenvolvimento do MTM,
Convenções para Registro de Dados do MTM, procedimento na aplicação do MTM, procedimento para o desenvolvimento de dados padrões e fórmulas, procedimento para o desenvolvimento de dados padrões e fórmulas.
Trabalho Padronizado (standardized work): cálculo do takt time, ficha de capacidade de produção, cálculo do no de operadores, balanceamento das operações, melhoria e adequações no layout, elaboração da ficha de rotina das operações padronizadas, preparação da folha de operação padrão.
Método de Análise e Resolução de Problemas (MASP):
Conceitos iniciais: contenção e disposição, ação imediata, ação corretiva, ação preventiva, trabalho em equipe.
Método MASP: identificação do problema, observação, análise, plano de ação, ação, verificação, padronização e conclusão.
Ferramentas Gráficas: dispersão, CEP, histograma.
Ferramentas Esquemáticas: fluxogramas, estratificação, diagrama de causa e efeito.
Ferramentas Discursivas: 5 Porquês, 5W2H, Brainstorming, Brainwriting.
Planejamento Avançado da Qualidade (APQP e VDA):
Fundamentos e etapas do APQP: fase1 a 5.
PFMEA: objetivos, passos para aplicação da ferramenta, o direcionamento preventivo, relação do FMEA de processo e de produto.
PPAP: apresentação dos 18 requisitos, notificação ao cliente e requisitos de submissão, submissão ao cliente e níveis de evidência, situação da submissão da peça, retenção do registro.
Metodologia do Plano de Controle.
Capabilidade de processo: cálculo, análise da estabilidade do processo, análise das métricas, centralização do processo, redução da variabilidade.
VDA RPP (Processo de Produção Robusto): as vantagens dos processos de produção robustos, escopo de processos de produção robustos, definição dos fatores de influência e fatores de ruído, classificando as principais variáveis de influência, conjunto de critérios de medição para avaliação do nível de maturidade (as 7 etapas da maturidade).
Custos Industriais:
Tipo de custos: fiscal e gerencial.
Cálculo do custo para industrialização.
Cálculo do custo de taxa hora (MOD e DGF).
Rateio de despesas fixas.
Análise de custos industriais: planejamento, execução e controle.
Mark-up para preço de venda.
Margem de contribuição unitária e rentabilidade.
Manufatura Inteligente sob Perspectiva da Indústria 4.0:
Tópicos de logística inteligente, trabalho inteligente, fábrica inteligente e produto inteligente.
Tecnologias habilitadoras.
Modelos de maturidade e diagnóstico.
Estudo de Roadmap Indústria 4.0.
Liderança e inovação no setor industrial.
Robótica e Internet das Coisas Industrial:
Robótica: caracterização de um sistema automatizado, elementos construtivos de um manipulador, apresentação da ferramenta de simulação para automação industrial e robótica Motosim EG VRC, Motoman MH5: tipo de trajetórias e movimentações, configuração e funcionalidades existentes no robô, análise de viabilidade técnico-econômica para aplicação de robôs industriais.
Internet das Coisas Industrial: contextualização e Influência do IoT na indústria, interligação da automação industrial e robótica com internet das coisas, aplicação e monitoramento em tempo real de informações utilizando robô Yaskawa MH5 e IIoT, Manufacturing Execution Systems (MES).
Inteligência de Negócios aplicada à Manufatura (Power BI):
Configurar uma conta no serviço do Power BI, bem como criar e gerenciar espaços de trabalho, compartilhamento e acessos.
Instalar, configurar e gerenciar o On-premises Data Gateway (Gateway de dados local).
Desenvolver relatórios usando o aplicativo Power BI Desktop, utilizando como fonte de dados o Excel e os principais bancos de dados relacionais (Oracle, Sqlserver, MySql, etc.)
Usar itens de relatório para criar painéis no portal do Power BI.
Criar uma modelagem multidimensional tendo como origem fontes de dados heterogêneas para criar relatórios.
Aplicar etapas de transformação e formatação durante as cargas de dados.
Entender a sintaxe da linguagem DAX e criar colunas, tabelas e medidas calculadas.
Gerenciar segurança em nível de linha.
Configurar cargas agendadas de dados.
André Martins - especialista em Gestão Estratégica da Produção
Carlos Henrique Garbin - especialista em Engenharia da Produção
Charlene Predebon - contadora
Esequiel Berra de Mello - mestre em Administração
Ivandro Cecconello - UCS
Otávio Detanico Bonatto - engenheiro de Controle e Automação
Quíldare Luchese de Abreu - mestre em Engenharia de Produção e Sistemas
Rafael Elias Gadens - engenheiro de Plano Diretor e especialista em Robótica
Ivandro Cecconello - UCS
Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Caxias do Sul - RS - Brasil
extensao@ucs.br
| (54) 3218 2145
|
(54) 99931 3441