Humanas e Educação
Vacaria
A definir
30 horas
Acadêmicos, pesquisadores e profissionais da Educação.
Proporcionar novas visões acerca da formação na Educação Infantil, incorporando as noções do brincar no desenvolvimento de conhecimentos básicos das diversas áreas do conhecimento.
Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências: Pressupostos Teóricos do Brincar:
Brincadeiras e interações como caminhos no protagonismo infantil.
Lugar do brincar nos documentos legais.
Organização dos Espaços Brincantes:
Modalidades do brincar.
Práticas de como organizar espaços brincantes.
Pedagogia do Cotidiano:
Respeito às crianças no cotidiano da escola.
Escuta ativa para potencializar o protagonismo infantil.
Letramento Literário, Matemático e Científico na Educação Infantil:
Relações entre teorias e práticas no planejamento de intervenções pedagógicas à luz dos diversos letramentos.
Experiências das crianças na construção de multiletramentos.
Práticas e Evidências Científicas para Inclusão na Educação Infantil:
Observação e reestruturação das práticas pedagógicas.
Atividades baseadas em evidências para o TEA.
Teoria, Conceitos e Práticas de Documentação Pedagógica:
Registros na Educação Infantil.
Construção da documentação pedagógica.
Compartilhando Documentações Pedagógicas:
Narrativas vividas e compartilhadas.
Análise dos processos experimentados.
Marieli Paim de Lima - doutoranda em Educação
Catiana Viero da Silva - mestranda em História
Débora Salvador Bizotto - doutoranda em Educação
Naiane Ferreira Portela Erthal - UCS
Patrícia Stedile - graduada em Pedagogia
Marco André Pegorini - UCS
Observatório de Educação da UCS (ObedUCS)
Campus Universitário de Vacaria
Dom Frei Cândido Maria Bampi, 2800 - Vacaria - RS - Brasil
ext-camva@ucs.br
| (54) 3908 5400
|
(54) 99645 2846