Humanas e Educação
Caxias do Sul
A definir
Pré-requisitos: ter idade mínima de 18 anos, ter Ensino Médio completo ou estar cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio na Modalidade Normal, se maior de idade, conforme Of. Circ. CME nº 6/2019).
80 horas
Capacitar para o exercício da função de auxiliar de apoio docente na creche nos diversos âmbitos da dinâmica escolar, das atividades pedagógicas e relativas à alimentação, higienização, arrumação dos espaços físicos e recreação.
Desenvolvimento integral da criança.
Educação e cuidado na Educação Infantil.
Afetividade: o fio condutor na Educação Infantil.
Direitos das crianças: à proteção, saúde, liberdade, confiança, respeito, dignidade, brincadeira, convivência e interação com outras crianças na diversidade.
Interações e a brincadeira como eixo norteador do currículo.
Processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
Espaços e tempos na Escola Infantil.
Cuidados com os bebês, crianças e alimentação: crescimento e saúde.
Princípios norteadores da atuação profissional do apoio docente: função, direitos, deveres e legislação sobre profissional do apoio docente.
Princípios éticos do profissional do apoio docente.
Princípios éticos, estéticos e políticos da educação infantil a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010).
A atividade segue abordagem interacionista, construcionista e sistêmica, prevê aulas presenciais e estudos assíncronos para e atividades de avaliação. As atividades solicitadas terão um caráter participativo, interativo e de acompanhamento avaliativo. O curso está divido em 2 módulos, um com 60 horas e outro com 20 horas. Entre cada conjunto de 20 horas terá um intervalo de uma semana de aula presencial para realização de atividades complementares obrigatórias. Cada conjunto de 20 horas correspondem a 5 aulas, sendo 4 delas presenciais e uma aula assíncrona para atividades complementares obrigatórias com roteiro de estudo e avaliação. A avaliação se fará por meio de diferentes instrumentos avaliativos, tais como: participação ativa nas aulas presenciais, na realização de atividades complementares no formato Ead, relatórios, portfólios, entre outros, além de considerar o mínimo de 75% de frequência para aprovação.
Patricia Giuriatti - UCS
Daiane de Oliveira Pereira Vergani - UCS
Nureive Goularte Bissaco - mestre em Educação
Sarai Sánchez de León Fernández - UCS
Maria Christine Quillfeldt Carara - UCS
Área do Conhecimento de Humanidades
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