Avaliação da Sazonalidade da Qualidade da Água do Açude da Macela em Itabaiana/SE
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p24Abstract
A Lei Federal 9.433 de 1997 tem como um de seus objetivos a garantia de água em quantidade e qualidade adequadas para os usos atuais e futuros. Para isso, devem ser atendidos requisitos mínimos de qualidade dispostos na legislação ambiental. Este trabalho busca avaliar a influência das estações seca e chuvosa na qualidade da água do Açude da Macela, em Itabaiana, Sergipe. Para isso, foi aplicado o Índice de Conformidade ao Enquadramento (ICE), diferenciando os períodos seco e chuvoso. O ICE foi calculado através dos parâmetros de pH, OD, DBO, Nitrogênio Amoniacal, Fósforo e Coliformes Termotolerantes em três pontos de monitoramento. De modo complementar, foram aplicados testes estatísticos não paramétricos para as estações seca e chuvosa. Os resultados mostram que o Açude da Macela não atende aos padrões de qualidade estabelecidos para as Classes 1, 2 e 3 de água doce, bem como tem sua qualidade piorada no período chuvoso.
References
Brasil. Lei n. 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm
Agência Nacional de Águas (ANA). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2017: relatório pleno. Brasília: ANA; 2017.
Brasil. Resolução n. 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. 2018. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459
Sperling MV. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2ª edição. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Minas Gerais; 1996.
Bernie N; Serge H; Haseen K; Karen S; Les S; Dwight W. Canadian Water Quality Guidelines for the Protection of Aquatic Life: CCME Water Quality Index 1.0. Techinical Report. Winnipeg: CCME; 1999.
Amaro CA; Porto MFA. Proposta de um Índice para Avaliação de Conformidade da Qualidade dos Corpos Hídricos ao Enquadramento. XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos; 22 a 26 de novembro de 2009; Campo Grande - MS. Porto Alegre: ABRH; 2009.
Bortolin TA; Guerra GS; Peresin D; Mendes LA; Schneider VE. Avaliação do Índice de Conformidade ao Enquadramento em um Trecho da Bacia do rio São Marcos. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos; 17 a 22 de novembro de 2013; Bento Gonçalves - RS. Porto Alegre: ABRH; 2013.
Cabral LSL; Mello CEF. Avaliação do Índice de Conformidade ao Enquadramento em um Trecho do rio das Velhas. XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos; 22 a 27 novembro de 2015; Brasília – DF: ABRH; Porto Alegre: ABRH; 2015.
Santos IS. Geoquímica e Distribuição dos Metais Traço em Testemunhos de Sedimento do Açude da Marcela, Itabaiana – Sergipe [Dissertação]. São Cristóvão: UFS; 2010.
Silva IS; Mendonça MCS; Silva AF; Garcia CAB; Garcia HL. Variabilidade do Índice de Estado Trófico do Reservatório da Marcela em Sergipe. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos; 26 de novembro a 01 de dezembro de 2017; Florianópolis - SC. Porto Alegre: ABRH; 2017.
Sergipe. Atlas Digital sobre Recursos Hídricos de Sergipe [Atlas Digital]. Aracaju - SE: SEMARH/SRH; 2016.
Sergipe. Reenquadramento dos Corpos d’Águas do Estado de Sergipe. São Cristóvão: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; 2009.
Monitoramento Açude da Marcela. Administração Estadual do Meio Ambiente. http://www.adema.se.gov.br
Amaro. Proposta de um Índice para Avaliação de Conformidade da Qualidade dos Corpos Hídricos ao Enquadramento [Dissertação]. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária; 2009.
Martins GA; Domingues O. Estatística Geral e Aplicada. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2017.
Barbosa AG. Avaliação de Alterações no Comportamento das Séries Hidrológicas em Bacias Hidrográficas Sergipanas e seus Impactos sobre a Disponibilidade Hídrica. Relatório de Iniciação Científica São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Civil; 2017.
Montgomery DC; Runger GC. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC; 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Scientia cum Industria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).