Indicadores de Salubridade Ambiental: Uma análise sistemática

Authors

Abstract

A ocupação urbana desordenada tem como uma das consequências a deficiência dos serviços públicos de saneamento básico. Esta situação ocasiona impactos negativos à saúde pública e aos recursos naturais. O uso de indicadores é um mecanismo para mensurar estes impactos e pode ser empregado como ferramenta de gestão no elenco do estabelecimento das ações prioritárias. Feitas estas considerações, este estudo objetiva conhecer a aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para avaliação da salubridade ambiental em distintos cenários do território nacional. Foram analisados 15 estudos de aplicação do ISA, publicados entre os anos de 1999 e 2018, buscando compreender melhor a sua utilização e as modificações realizadas em relação ao modelo original. Os resultados indicam a relevância do método, considerando a ampla aplicação no Brasil. Constatou-se também a sua versatilidade tanto em relação à incorporação de outros indicadores quanto à atribuição dos pesos, conforme a peculiaridade da área estudada.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss3p44

Author Biographies

Marta Beatriz Maccarini, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Graduada em Engenharia Sanitária Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Especialista em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Analista técnica em gestão Ambiental no Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Aluna do programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil na Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Elisa Henning, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de educação estatística e controle estatístico de qualidade.

References

BRASIL Lei Federal nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Brasília, 2007.

Gilberto C. Gallopín, “Environmental and sustainability indicators and the concept of situational indicators. A systems approach.”, Environmental Modeling and Assessment, vol. 1, n. 3, pp. 101–117, 1996.

ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OCDE. Rumo a um desenvolvimento sustentável – Indicadores Ambientais. Cadernos de Referência Ambiental, v. 9. Salvador, 2002.

F.J.T. Piza, Indicador de Salubridade Ambiental - ISA. Trabalho apresentado no Seminário sobre Indicadores de Sustentabilidade, realizado no âmbito do projeto "Redistribuição da população e meio ambiente: São Paulo e Centro-Oeste", São Paulo, 2000.

Leila Santos Santiago and Sandra Maria Furiam Dias. “Matriz de indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos sólidos”, Engenharia Sanitária e Ambiental, vol. 17, n.2, pp. 203–212, Rio de Janeiro, 2012.

José Carlos Aravéchia Júnior, “Indicador de salubridade ambiental (ISA) para a região centro-oeste: Um estudo de caso no Estado de Goiás”, Dissertação de Mestrado (134 p.) (Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental), Universidade Católica de Brasília, 2011.

Marco Antonio Plácido de Almeida, “Indicadores de Salubridade Ambiental em Favelas Urbanizadas: O caso de favelas em áreas de proteção ambiental.”, Tese (226 p.) (Doutorado em Engenharia), Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

Marion Dias, “Indicador de salubridade ambiental em áreas de ocupação espontânea: Estudo em Salvador, Bahia.”, Dissertação de Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2003.

Raphael de Vicq Ferreira da Costa, “Desenvolvimento do Índice de Salubridade Ambiental (ISA) para comunidades rurais e sua aplicação e análise nas comunidades de Ouro Branco”, Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental), Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.

Carolina Bernardes, Ricardo Silveira Bernardes and Wanda Risso Günther, “Proposta de índice de salubridade ambiental domiciliar para comunidades rurais: aspectos conceituais e metodológicos.”, Engenharia Sanitaria e Ambiental, vol. 23, n. 4, pp. 697–706, Rio de Janeiro, 2018.

Aurimar de Paula Viana, “Relação dos Indicadores de Salubridade Ambiental com a Saúde e Sustentabilidade Pública no Município de Itapemirim/ES.”, Dissertação (Pós Graduação em Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

Marie Eugénie Malzac Batista, “Desenvolvimento de um Sistema de apoio a Decisão para Gestão Urbana Baseado em Indicadores Ambientais”, Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2005.

Morgana Levati Valvassori and Nadja Zim Alexandre, “Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas.”, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 25, Rio de Janeiro, 2012.

José Aparecido da Silva Gama, “Índice de Salubridade Ambiental em Maceió, aplicado à Bacia Hidrográfica do Riacho Reginaldo em Maceió/Al.”, Dissertação de Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2013.

Ricardo Miranda dos Santos, “A utilização do indicador de salubridade ambiental – ISA como ferramenta de planejamento aplicado à cidade de Aquidauana/MS.”, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação Mestrado de Geografia- UFMS, Aquidauana, 2008.

BELO HORIZONTE. Plano Municipal de Saneamento de Belo Horizonte 2004/2007. Belo Horizonte, 2004.

Ricardo Nobrega Pedrosa, Lívia Izabel Bezerra de Miranda and Márcia Maria Rios Ribeiro. “Avaliação pós-ocupação sob o aspecto do saneamento ambiental em área de interesse social urbanizada no município de Campina Grande, PB.”, Engenharia Sanitária Ambiental, vol. 21, n. 3, Rio de Janeiro, 2016.

R. F. dos Santos, A. C. Cabral, E. P. Frigo, R. K. Bastos, H. F. Placido and L. P. Pinto, “Aplicação de Indicadores no Município De Palotina- PR.”, Brazilian Journal of Biosystems Engineering, vol. 9, pp. 84–89, 2015.

Lívia de Almeida Rocha, “Indicador de Salubridade Ambiental para Campina Grande (ISA/CG): Adaptações e Aplicações”, Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental), Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.

Rachel de Salles Freitas dos Santos, “Estudo dos Indicadores e Índices de Salubridade Ambiental Aplicados a Regiões Estuarinas: O Caso da Comunidade de Gargaú, São Francisco do Itabapoana/RJ.”, Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia Ambiental), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Fluminense, Macaé, 2017.

Downloads

Published

2019-04-09

How to Cite

Maccarini, M. B., & Henning, E. (2019). Indicadores de Salubridade Ambiental: Uma análise sistemática. Scientia Cum Industria, 6(3), 44–49. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6594

Issue

Section

International Congress of Technology for the Environment