Projeto de Ensino: Matemática tangível
Abstract
Este trabalho tem por objetivo mostrar aos docentes, através de revisão bibliográfica e de sugestão de atividades, que a Matemática pode não ser somente abstrata. A abstração é um dos motivos de muitas reclamações dos alunos. Assim, refletir sobre os conceitos e mostrar, dentro da realidade, que é uma ciência inserida no cotidiano e que faz parte de nossas vidas a torna mais tangível. Ressalta-se que a escolha da metodologia aplicada para o aprendizado de quaisquer que sejam os conteúdos é de suma importância para a construção do conhecimento. Desta forma, propõe-se uma metodologia com potencial para instigar a percepção, a criatividade, a interação e a análise crítica dos conteúdos ensinados, mostrando a sua aplicação no dia a dia e considerando métodos de avaliação, no sentido de fazer desta estratégia uma proposta pedagógica para tornar o ensino da Matemática prazeroso e de qualidade.
References
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. E. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.
NÉRICE, I. G. Didática geral dinâmica. 10 ed., São Paulo: Atlas, 1987.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CANDAU
RANGEL, M. Métodos de Ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LUCKESI, C., Avaliação da aprendizagem escolar. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Papirus Editora, 2006.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.
BRITO, M.R.F. Psicologia da educação matemática. Florianópolis: Insular, 2001. 277p.
WACHOWICZ, l. A. O método didático: sua fundamentação na lógica dialética. Curitiba: UFPR
BRASIL. Secretaria da educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142 p.
MOREIRA, M. A., A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.
BRASIL. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006. Resolução CNE/ CP No 01, de 15 de maio de 2006 p
SANCHEZ, V. Filosofia da Práxis. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz Terra, 1968.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1991.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 20. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2017.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1991.
DANTE, L. R. Matemática (coleção do 1º ao 5º ano). São Paulo: Ática, 2013
DOLCE, O.; NICOLAU, P.J. Fundamentos de Matemática Elementar - Vol. 9, 9ª Ed. São Paulo: Atlas. 2013.
MEDEIROS, C. A. Estatística aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. 136 p.
PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Desenvolvimento Humano e IDH. Acesso em: 12 set. 2017. Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html
SOSMA – SOS Mata Atlântica. Dados mais recentes. Acesso em: 10 set. 2017. Disponível em: https://www.sosma.org.br/projeto/atlas-da-mata-atlantica/dados-mais-recentes/.
DANTE, L. R. Matemática Volume Único. 3. ed. São Paulo: Ática, 2011.
UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. Estatísticas. Acesso em: 15 set. 2017. Disponível em: http://unaids.org.br/estatisticas/.
MIRANDA, D.; GRISI, R.; LODOVICI, S. Geometria Analítica e Vetorial. Versão 9, Santo André: Universidade federal do ABC, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).