Jornal escolar e o uso de tecnologias na produção textual

Authors

  • Kamila Girardi Colégio Mutirão

Abstract

O presente artigo abrange o desenvolvimento de um projeto denominado "Jornal Escolar" e a sua aplicação em três turmas de Ensino Médio de diferentes níveis: 1ª, 2ª e 3ª séries. Descreve-se, aqui, o trabalho de produção textual, visando a prática da língua escrita através dos mais variados gêneros textuais com que os educandos tiveram contato ao longo da sua formação. A metodologia atribuída ao projeto busca quebrar paradigmas acerca das aulas tradicionais de Língua Portuguesa, promover a pesquisa, inserir a tecnologia em sala de aula e incentivar a autonomia do aluno no reconhecimento das funções comunicativas de determinados gêneros textuais, instruindo-o para a adequação do gênero à situação de comunicação. Além disso, o projeto propõe envolver todas as áreas do conhecimento.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p73

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 203, p. 44-66.

________________. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009, p.49-73.

BALTAR, R. A. Marcos. A competência discursiva através dos gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003. 149. Programa de Pós-graduação em Letras. Porto Alegre, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010, p. 19-38.

Downloads

Published

09/27/2017

How to Cite

Girardi, K. (2017). Jornal escolar e o uso de tecnologias na produção textual. Scientia Cum Industria, 5(2), 73–77. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5289

Issue

Section

Tecnologias na Educação (Especial)