Unidades De Ensino Potencialmente Significativas Para O Corpo Humano No Ensino De Ciências

Authors

Abstract

O artigo apresenta a elaboração de uma oficina de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), denominada “O Corpo em Movimento!” e a sua aplicação em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de 09 Anos. Trata-se de um método de ensino, visando à aprendizagem, com alunos mais participativos e atuantes na sala de aula e o professor como parte integrante desse processo. A aplicação desta estratégia, também contribui para ultrapassar a aprendizagem mecânica, ainda bastante presente nas salas de aula.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p212

References

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 22 ed., São Paulo: Paz e Terra, 1983

AUSUBEL, David. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. Porto Alegre. v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011

MOREIRA. M.A. e MASSONI. N.T Interfaces entre teoria de aprendizagem e Ensino de Ciências / Física. Porto Alegre: UFRGS: 2015

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>.Acessado em 10 de abril de 2015.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Pegoraro, A. (2017). Unidades De Ensino Potencialmente Significativas Para O Corpo Humano No Ensino De Ciências. Scientia Cum Industria, 4(4), 212–215. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4902

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha