Bingo das Ervilhas
Abstract
Este artigo analisa a utilização de um jogo didático sobre conteúdos de Genética ministrados no Ensino Fundamental. O material utilizado foi elaborado a partir da literatura existente e trabalhado sob a forma de uma oficina ministrada a professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas de abrangência da 4a. Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. A oferta desta oficina partiu do pressuposto de que os jogos educacionais são uma importante estratégia no processo de ensino-aprendizagem por se tratarem de uma ferramenta facilitadora nas aulas de Ciências, uma vez que contribuem para a aprendizagem de conceitos e termos complexos de maneira lúdica e estimulam o desenvolvimento das competências dos educandos. Todos os participantes consideraram que a oficina realizada contribuirá para sua prática docente, e acreditam que os jogos didáticos oferecem experiências de aprendizado que contribuem para construção do conhecimento.
References
Marco Antônio Moreira. Pesquisa em ensino: Aspectos Metodológicos. Porto Alegre, v. 5, 2003.
Marcus Vinícius Veiga Serafim. A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, Universidade de Caxias do Sul, outubro de 2015.
Nylse Helena da Silva cunha. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988 p. 389-392.
Simão de Miranda. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64-66.
Johan HUIZINGA. (1999). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo.
Lev Semenovitch Vygotsky. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Jean Piaget. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
David Paul Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Editora, 2003.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura.
Jean Piaget. O nascimento da inteligência na criança . 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
Márcio Ferrari. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola, 2008.
Lev Semenovitch Vygotsky. Formação social da mente. Trad.: J. C. Neto, L. S. M. Barreto, S. C. Afeche. 6° ed. São paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).