Bingo das Ervilhas

Authors

Abstract

Este artigo analisa a utilização de um jogo didático sobre conteúdos de Genética ministrados no Ensino Fundamental. O material utilizado foi elaborado a partir da literatura existente e trabalhado sob a forma de uma oficina ministrada a professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas de abrangência da 4a. Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul. A oferta desta oficina partiu do pressuposto de que os jogos educacionais são uma importante estratégia no processo de ensino-aprendizagem por se tratarem de uma ferramenta facilitadora nas aulas de Ciências, uma vez que contribuem para a aprendizagem de conceitos e termos complexos de maneira lúdica e estimulam o desenvolvimento das competências dos educandos. Todos os participantes consideraram que a oficina realizada contribuirá para sua prática docente, e acreditam que os jogos didáticos oferecem experiências de aprendizado que contribuem para construção do conhecimento.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p194

References

Marco Antônio Moreira. Pesquisa em ensino: Aspectos Metodológicos. Porto Alegre, v. 5, 2003.

Marcus Vinícius Veiga Serafim. A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Mestrado Profissional, Universidade de Caxias do Sul, outubro de 2015.

Nylse Helena da Silva cunha. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988 p. 389-392.

Simão de Miranda. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64-66.

Johan HUIZINGA. (1999). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo.

Lev Semenovitch Vygotsky. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Jean Piaget. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

David Paul Ausubel. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Editora, 2003.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura.

Jean Piaget. O nascimento da inteligência na criança . 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Márcio Ferrari. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola, 2008.

Lev Semenovitch Vygotsky. Formação social da mente. Trad.: J. C. Neto, L. S. M. Barreto, S. C. Afeche. 6° ed. São paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Published

2017-03-08

How to Cite

Bonato Lovato, L. (2017). Bingo das Ervilhas. Scientia Cum Industria, 4(4), 194–197. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4895

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha