REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Authors

  • Ariadne Rolli Bevilaqua Centro Universitário Uni Carioca
  • Sheila Cristhiane de Almeida Isidorio Centro Universitário Uni Carioca
  • Gisele Reinaldo da Silva UFRJ e Centro Universitário Uni Carioca
  • André Cotelli do Espírito Santo Centro Universitário Uni Carioca

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica de reforço escolar na alfabetização de alunos em diferentes níveis de evolução da escrita (pré-silábico, silábico e silábico-alfabético). Trata-se da criação de uma Sequência Didática (SD) que propõe o uso de tecnologias digitais (caderno digital em tablets) na alfabetização, cujo tema disserta sobre a conscientização da importância do respeito ao próximo no trânsito, a partir da compreensão dos elementos simbólicos constitutivos deste e conhecimento de suas regras. Percebe-se a urgência em desenvolver habilidades de como se comportar no trânsito, em diferentes papéis – pedestre, ciclista, motociclista, motorista, entre outros –, o que justifica a estratégia pedagógica de escolha temática da SD Trânsito, com o objetivo de contribuir para a o reforço na alfabetização de alunos na faixa etária que compreende de seis a doze anos.

Author Biographies

Ariadne Rolli Bevilaqua, Centro Universitário Uni Carioca

Profssora da rede municipal do Rio de Janeiro, graduação em Pedagogia Empresarial, Pós graduação em Administração e Supervisão Escolar e mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação.

Sheila Cristhiane de Almeida Isidorio, Centro Universitário Uni Carioca

Professora e mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação

Gisele Reinaldo da Silva, UFRJ e Centro Universitário Uni Carioca

Professora da UFRJ e do Centro Universitário Uni Carioca

André Cotelli do Espírito Santo, Centro Universitário Uni Carioca

Professor do Centro Universitário Uni Carioca

Published

2019-12-12

How to Cite

Bevilaqua, A. R., Isidorio, S. C. de A., da Silva, G. R., & do Espírito Santo, A. C. (2019). REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 4(8), 37–46. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/7701