Visualizando cibercultura em rastros digitais juvenis no Instagram

Authors

Abstract

O Instagram é um espaço de expressão dos jovens, que traz consigo novas estruturas sociais e uma liberdade de interações fadadas a permanecer nesse ambiente em formas de rastros digitais. Diante disso, o presente estudo objetivou seguir rastros digitais na rede social através da Netnografia, como metodologia de pesquisa, e assim, visualizar a cibercultura emergida no contexto da cibergeração que transita pelo ciberespaço em representatividade social por intermédio de seus perfis. Assim, contempla-se a cibercultura como um emaranhado de culturas que conectam-se, moldam-se, completam-se, modificam-se e, também, emergem no ciberespaço, diante das relações sociais dos atores nos trajetos realizados dentro da rede social.

Author Biographies

Douglas Pereira da Costa, Professor Mestre no Centro de Tecnologias Educacionais e Consultorias - CETEC, Teresina-PI.

Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, Licenciado em Pedagogia. Professor Mestre no Centro de Tecnologias Educacionais e Consultoria - CETEC, Teresina-PI.

Texto revisado: Editor de Texto e ABNT: Maria da Conceição de Souza Santos.

Maria Dolores dos Santos Vieira, Professora Doutora na Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina-PI.

Professora Doutora e Mestra em Educação (UFPI) na Universidade Federal do Piauí - UFPI, Teresina-PI.

Published

2019-06-21

How to Cite

Costa, D. P. da, & Vieira, M. D. dos S. (2019). Visualizando cibercultura em rastros digitais juvenis no Instagram. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 4(7), 17–23. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6714