Guia Didático para Aplicação de Contribuições de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental
Abstract
O presente material tem por objetivo auxiliar tanto professores do ensino médio quanto do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Visa também orientar supervisores de escolas e profissionais de formação continuada para a inserção das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa- UEPS, na prática pedagógica.
As quatro UEPS aqui apresentadas abordam sistemas do corpo humano, mais especificadamente, o digestório, o sistema reprodutor (masculino e feminino) e orientação sexual e o sistema muscular esquelético. Estão modeladas para aplicação em turmas de 8º ano, na disciplina de Ciências e fazem parte do produto apresentado para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul-UCS, desenvolvido pela professora Ariane Pegoraro Nuncio e orientado pela professora Dr.ª Gladis Franck da Cunha e com preciosas contribuições das professoras que compuseram a banca de defesa do Mestrado Drª. Neusa Massoni (UFRGS) e Drª Laurete Zanol Sauer (UCS).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.