A História Oral e as Memórias dos Excluídos na Escrita do Conhecimento
Abstract
Reflete sobre o uso da História Oral no estudo das memórias de grupos sociais historicamente excluídos e sua inclusão na escrita do conhecimento. Alega que a preocupação em estudar tais grupos teve início na Antropologia, através da mudança do conceito de cultura. Argumenta que o interesse em estudar o cotidiano e os marginalizados requer uma metodologia diferenciada. Conceitua História Oral e a caracteriza como um método de pesquisa, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Defende o uso da História Oral enquanto método que possibilita o acesso a diferentes perspectivas a respeito de um mesmo assunto. Afirma que o uso da História Oral no estudo dos excluídos é um posicionamento político e ideológico, pois auxilia na construção de uma memória social heterogênea, em contraponto com a memória oficial. Conclui que a História Oral foi fundamental para a inclusão de grupos marginalizados na escrita do conhecimento.Downloads
Published
2017-10-25
How to Cite
Massoni, L. F. H. (2017). A História Oral e as Memórias dos Excluídos na Escrita do Conhecimento. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 2(4), 36–41. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4983
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