Mensagens nas garrafas: o prático e o simbólico no consumo de bebidas em Porto Alegre (1875-1930)
Palavras-chave:
cultura material, consumo, marcas comerciaisResumo
Este artigo procura explorar o potencial interpretativo apresentado por inscrições e rótulos comerciais de produtos, como: cervejas, refrigerantes e águas minerais, em Porto Alegre, entre 1875 e 1930. Com esse enfoque, procura destacar as mudanças ocorridas no significado social de beber durante o citado período e as diferentes estratégias dos fabricantes na identificação das bebidas, nos tópicos que estão diretamente relacionados com temas, como: consumo de água na cidade, noções de saúde corporal e ideais de progresso e civilidade. Serão trabalhadas as seguintes questões: o que fez com que os consumidores (que anteriormente preferiam o vinho e a água para saciar a sede) passassem a consumir produtos, como cerveja, refrigerante e água mineral? Ou o que fez com que essas bebidas fizessem parte do cotidiano dos novos e emergentes grupos sociais da Porto Alegre do início do século XX?