O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)

Autores

  • Antônio Barros de Aguiar
  • Natanael Duarte de Azevedo

Palavras-chave:

Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro.

Resumo

A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

de Aguiar, A. B., & Azevedo, N. D. de. (2020). O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(36). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869

Edição

Seção

Artigos