Tendências da imagem na narrativa infantil brasileira

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Neiva Senaide Petry Panozzo Universidade de Caxias do Sul
  • Taciana Zanolla Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

ilustração, narrativa infantil, leitura, cultura nacional

Resumo

Desde seu surgimento, a literatura infantil está acompanhada de ilustração, e essa tendência tem se evidenciado nas publicações do fim do século XX. Este artigo pretende descrever, brevemente, a presença da ilustração em obras que marcaram o surgimento do gênero e, depois, focalizar a produção brasileira contemporânea, em especial, a obra de Angela Lago, através do estudo de três narrativas visuais: Outra vez, Cena de rua e Indo não sei aonde buscar não sei o quê. O estudo segue princípios apontados pela semiótica da narrativa visual, de vertente greimasiana, estudando o sistema plástico e a relação semi-simbólica, como também analisando aspectos constitutivos da literatura infantil, a fim de caracterizar a literariedade das obras selecionadas. A partir dessas bases teóricas, elaboram-se princípios metodológicos que orientam a análise das narrativas.

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Como Citar

Ramos, F. B., Panozzo, N. S. P., & Zanolla, T. (2011). Tendências da imagem na narrativa infantil brasileira. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 5(9). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/785

Edição

Seção

Dossiê