Promoção do sujeito pela fotografia instantânea: o contrato e o consumo de quem se permite ver

Autores

  • Cláudio de Sá Machado Júnior

Palavras-chave:

história, fotografia, revista Careta, formas de sociabilidade

Resumo

Este artigo, de forma muito sucinta, pretende abordar um conjunto de fotografias publicadas na revista Careta, durante as edições de 1919, denominadas instantâneas. Para isso, pretende levantar questões acerca da promoção do indivíduo moderno através de uma espécie de contrato social estabelecido entre ele e o fotógrafo que registra. Esse dar-se a ver ocorreria em função da aquisição de certo status social possibilitada através da publicidade da imagem construída do cotidiano, transformada em mercadoria para o consumo desses mesmos que compuseram a sua principal temática fotográfica.

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Como Citar

Machado Júnior, C. de S. (2011). Promoção do sujeito pela fotografia instantânea: o contrato e o consumo de quem se permite ver. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 5(9). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/783

Edição

Seção

Dossiê