CASAS PORTO-ALEGRENSES, CONSTRUÇÕES DE ITALIANOS E TRANSIÇÃO DE SÉCULO: ALGUMA NOVIDADE E MUITA TRADIÇÃO (1890-1915)

Autores

  • Renato Gilberto Gama Menegotto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Palavras-chave:

Construtores italianos, Cultura de imigrantes, Italianidade.

Resumo

O texto tem por objetivo principal registrar a contribuição de profissionais de arquitetura de origem italiana, natos ou destes descendentes, atuantes em Porto Alegre no período da passagem do século XIX para o XX até inícios da Primeira Guerra Mundial. É propósito a abordagem que admite como de valor cultural edifícios de menor escala, produção cotidiana que configurava o pano de fundo da paisagem da Capital. Assim, a partir de amostra de típicas habitações unifamiliares, constituintes do tecido da Cidade, na época em acelerado processo de desenvolvimento, pretende-se refletir sobre mudanças e permanências das estruturas formais e espaciais de residências porto-alegrenses, considerando aspectos tradicionais herdados da arquitetura urbana realizada até aquele momento da história.

Biografia do Autor

Renato Gilberto Gama Menegotto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), Unisinos, graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado pela mesma instituição (2011). É Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da Comissão Científica da FAU/PUCRS. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a presença da arquitetura italiana em Porto Alegre no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX. Atua como professor em diversos níveis do Curso de Graduação e de Pós-Graduação da FAU/PUCRS.

Downloads

Publicado

2015-03-21

Como Citar

Menegotto, R. G. G. (2015). CASAS PORTO-ALEGRENSES, CONSTRUÇÕES DE ITALIANOS E TRANSIÇÃO DE SÉCULO: ALGUMA NOVIDADE E MUITA TRADIÇÃO (1890-1915). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3185

Edição

Seção

Dossiê