ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)

Autores

  • JOSÉ EDIMAR DE SOUZA UNISINOS
  • LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN UNISINOS

Palavras-chave:

Memórias de professores, prática docente, relações de poder.

Resumo

Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo.

Biografia do Autor

JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, UNISINOS

Graduado em História

Mestre e Doutourando em Educação 

UNISINOS

Bolsista CAPES/Proex

INTEGRA O GRUPO DE PESQUISA: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar. (EBRAMIC)

LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN, UNISINOS

Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS

INTEGRA O GRUPO DE PESQUISA: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar. (EBRAMIC)

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

SOUZA, J. E. D., & GRAZZIOTIN, L. S. S. (2014). ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833

Edição

Seção

Artigos