Migrações no Rio Grande do Sul em pauta na literatura e na imprensa

Autores

  • Roswithia Weber Universidade Feevale
  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale

Palavras-chave:

Migrações, Imprensa, Literatura

Resumo

Este artigo visa a analisar como a temática migrações no Rio Grande do Sul é representada discursivamente em obras de Charles Kiefer e em textos da imprensa que enfocam as migrações na região do Vale dos Sinos, no contexto dos anos 60 até o fim da década de 80 (séc. XX). Utilizam-se como fontes: jornais locais eregionais e literárias, tais como, as obras: Quem faz gemer a terra e O pêndulo do relógio, de Charles Kiefer. Nesse sentido, o enfoque metodológico tem como base uma abordagem interdisciplinar entre o campo da história e o da literatura, a qual permite reconhecer como as migrações foram enfocadas.

Biografia do Autor

Roswithia Weber, Universidade Feevale

Doutora em História. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale- Novo Hamburgo/ RS

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

É graduada em Letras Português/Alemão pela UNISINOS. É mestre em Comunicação pela mesma universidade, na área de concentração em Semiótica, e Doutora em Letras pela PUCRS, na área de concentração em Teoria da Literatura. Tem experiência como docente na Educação Básica e, atualmente, é professora e pesquisadora do Curso de Letras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale. Coordena o subprojeto PIBID Letras, atua também na extensão comunitária, liderando o projeto Ler..., e é autora de livro, capítulos de livros e de artigos.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Como Citar

Weber, R., & Kunz, M. A. (2013). Migrações no Rio Grande do Sul em pauta na literatura e na imprensa. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(22). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1474

Edição

Seção

Dossiê