A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão

Autores

  • Fabio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

biografia, mitologia, Grécia antiga, educação musical

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos).

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Como Citar

Cerqueira, F. V. (2011). A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 2(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1040

Edição

Seção

Dossiê