A escola étnico-comunitária de Arroio Canoas/Barão/RS: práticas da escola italiana

Autores

  • Fernanda Rodrigues Zanatta

Palavras-chave:

Práticas escolares, Escola italiana, cultura escolar

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar as iniciativas e práticas da escola étnico-comunitária italiana na comunidade de Arroio Canoas, interior do Município de Barão/RS. Este trabalho constitui um exercício investigativo sobre a transição da escola étnica para a escola pública, no período de 1930 a 1960, período da nacionalização do ensino, analisando se as políticas públicas educacionais levaram em consideração a diversidade cultural. A metodologia e o referencial teórico utilizados são da História Cultural, através de um Paradigma Indiciário, por meio do uso de fontes historiográficas e de documentos escolares, tais como: livrosata, diários de classe e correspondências; fotografias, termo de visitas e relatos orais com "guardiões da memória" e professores ou alunos do período. Considera-se também a importância da representação, que há no emprego da cultura italiana, valorizando a história local, via pesquisa em história cultural, em que se analisa a história "vinda de baixo". O texto enfatiza a iniciativa da comunidade italiana de organização escolar comunitária, bem como as práticas escolares e, dessa forma, contribui para ampliar os conhecimentos da história da educação regional e brasileira.

 

 

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Como Citar

Zanatta, F. R. (2011). A escola étnico-comunitária de Arroio Canoas/Barão/RS: práticas da escola italiana. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 9(17). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1032

Edição

Seção

Dossiê