V. 5 N. 9 (2006)
O dossiê do nono número da Métis, organizado pela professora Luiza Horn Iotti, traz um tema de fundamental importância para o debate na comunidade acadêmica: história e imagem. De acordo com os objetivos da revista, os nove artigos selecionados para esse dossiê pretendem contribuir para o debate teórico e historiográfico, apresentando diferentes enfoques. O primeiro artigo de Charles Monteiro pretende discutir a relação entre história, fotografia e cidade na tentativa de propor novas perspectivas de abordagem e questões teórico-metodológicas para o conhecimento histórico. Em Cartões-postais: fragmentos de lugares, pessoas e percepções, Patrícia dos Santos Franco discute, entre outras coisas, a função do cartão-postal no registro da história da atividade turística. O artigo de Cláudio de Sá Machado Júnior, Promoção do sujeito pela fotografia instantânea: o contrato e o consumo de quem se permite ver, aborda um conjunto de fotografias publicadas na revista Careta, durante as edições de 1919, denominadas instantâneas. Fernando Lóris Ortolan analisa as representações construídas sobre as mulheres paraguaias na Guerra do Paraguai. Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo e Taciana Zanolla descrevem a presença da ilustração em obras que marcaram o surgimento da narrativa infantil brasileira e, depois, focalizam a produção brasileira contemporânea, em especial a obra de Angela Lago. O artigo de Rogério Souza Silva apresenta um conjunto de imagens caricaturais dos Estados Unidos no início do século XX. A colaboração de Teresa Crístina Schneider Marques é no sentido de analisar a construção da imagem de “Suíça Latino-Americana” pelo Uruguai durante a primeira metade do século XX, sobretudo no Brasil. Aristeu Elisandro Machado Lopes aborda questões relacionadas ao desenvolvimento urbano e ao tratamento dispensado pela administração pública à cidade de Pelotas, através de críticas e sátiras publicadas em três periódicos que circularam nos anos 1880: Cabrion, Zé Povinho e A Ventarola. Dorval do Nascimento reflete sobre o cartão-postal como uma das formas de representação visual da cidade moderna, a partir de suas características, de sua presença, e também de sua ausência, na cidade de Criciúma (SC). Na seção de artigos, encontram-se cinco trabalhos. O primeiro deles, Práticos do sertão, de Francismar Alex Lopes de Carvalho, analisa alguns aspectos da vida cotidiana dos trabalhadores empregados nas canoas de monções, essas rotas comerciais que seguiam por dificultosos rios de São Paulo em demanda das minas de Cuiabá durante boa parte do século XVIII. O de Eliane Cristina Deckmann Fleck aborda as estratégias discursivas perceptíveis, tanto no processo de construção de uma memória sobre Anchieta quanto na apropriação do pensamento anchietano sobre os fins da política e da religião pelo regime militar. O artigo de Cecil Jeanine Albert Zinani apresenta uma reflexão sobre o entrecruzamento das problemáticas de gênero e regionalidade na reconstituição histórica da América Latina, bem como o papel da mulher na formação da identidade nesse contexto. Salete Rosa Pezzi dos Santos apresenta o artigo intitulado: O encontro dos tempos em Alexei Bueno, no qual analisa a obra desse poeta carioca. Mara Cristina de Matos Rodrigues explora as concepções de Érico Veríssimo a respeito da sociedade gaúcha e do papel social da literatura, por aquela que foi considerada sua obra máxima: O tempo e o vento. Finalmente, na seção dedicada às resenhas, Diogo da Silva Roiz e André Dioney Fonseca apresentam o livro de Peter Burke: Testemunha ocular: história e imagem.
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