Nísia Floresta e a questão da emancipação feminina pelo viés educacional

Autori

  • Mônica Karawejczyk UFRGS

Parole chiave:

Educação, Emancipação feminina, Nísia Floresta

Abstract

Nísia Floresta é considerada como a precursora do feminismo brasileiro. Sua presença no mundo público, desde a década de 1830, tem suscitado muitos estudos sobre ela. Este artigo pretende salientar o papel de Nísia e a sua luta pela igualdade na educação entre os sexos, a primeira grande luta das mulheres. A ênfase será dada nos estudos recentes, sobre a obra da autora, feitos por Constância Duarte. Partindo de tais estudos se quer salientar o papel desempenhado por Nísia Floresta na questão da emancipação feminina levando-se em conta o contexto em que suas idéias foram desenvolvidas. 

Biografia autore

Mônica Karawejczyk, UFRGS

Bacharel e Licenciada em História pela UFRGS. Mestre em História pela PUCRS. Desde 2009 curso o doutorado em História na UFRGS sob a orientação da profª Drª Céli Regina Jardim Pinto com a pesquisa denominada As filhas de Eva querem votar: a atuação da Igreja Católica e da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino na questão do sufrágio feminino no Rio Grande do Sul (1891-1935)

Pubblicato

2012-03-05

Come citare

Karawejczyk, M. (2012). Nísia Floresta e a questão da emancipação feminina pelo viés educacional. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 9(18). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/993

Fascicolo

Sezione

Dossiê